quinta-feira, 1 de novembro de 2018


DIA DE TODOS OS SANTOS - convite para cada cristão se aperfeiçoar no dia-a-dia. A santidade está ao alcance de todos, sem excepção.
 Ninguém nasce santo.
 Ser santo é um caminho a percorrer. Com altos e baixos, mas o esforço de sermos fiéis às promessas do nosso Baptismo é para cada instante da nossa vida.
As Bem-Aventuranças dão-nos oito caminhos. E esses caminhos são para todos.
A cruz da MSM, de oito pontas, é um sinal forte que nos legou o nosso Fundador: à cruz, chega-se pelas oito Bem-Aventuranças.
Quando olharmos para esta nossa cruz, recordemos sempre das Bem-Aventuranças.
Aqui deixo um texto que escrevi sobre uma nova leitura das Bem-Aventuranças:
 
O Papa e uma leitura nova das Bem-aventuranças

 
Na recente visita apostólica à Suécia, o Papa Francisco fez uma notável homilia, em Malmoe . Aproveitando o Evangelho do dia, da solenidade de Todos os Santos, a “ festa da santidade” como se referiu o Papa , convidou ( nos ) a estarmos particularmente atentos à vivência das Bem-aventuranças de  que, não raras vezes, nos esquecemos. “ As Bem- aventuranças são o caminho de vida que o Senhor nos ensina, para que sigamos as suas pegadas” ( Papa Francisco ).

Deveríamos ter a preocupação de recordar as Bem –aventuranças e termos a vontade e a decisão de as pôr em prática. São de uma beleza ímpar e se aplicarmos seremos mais felizes ( e um dia bem-aventurados ! ) e tornarmos o mundo melhor. São oito enunciados  que me interpelam fortemente, sobretudo agora que estamos a chegar ao fim do Ano da Misericórdia, ponte de partida para uma vida mais “  acertada”.

Em Malmoe, na Suécia, o Papa indica-nos mais seis, numa linha de actualidade e de desafio face aos novos e difíceis tempos que atravessamos. Vou, simplesmente, copiá-las, deixando a cada um o cuidado de sobre elas rezar e de pensar de que modo as podemos pôr em prática. Aqui ficam:

1.     Bem-aventurados os que suportam com fé os males que os outros nos infligem e perdoam do coração;

2.     Bem – aventurados os que olham para os olhos dos descartados e marginalizados mostrando-lhes proximidade;

3.      Bem – aventurados os que reconhecem Deus em cada pessoa e lutam para que os outros também o descubram;

4.      Bem – aventurados os que protegem e cuidam da casa comum;

5.      Bem – aventurados os que renunciam ao seu bem estar a favor do bem estar dos outros;

6.      Bem – aventurados os que rezam e trabalham pela completa comunhão dos cristãos.

“ Todos eles ( os bem-aventurados ) serão portadores da misericórdia e ternura de Deus e receberão, certamente, d`Ele a recompensa merecida “.

“As bem- aventuranças são de algum modo o Bilhete de Identidade do cristão, que o identifica como seguidor de Jesus.” ( Para Francisco)

Aqui fica o desafio tranquilizador face a tanta agressão, desaire pessoal, familiar e

 

social. Quantas vezes caímos na tentação do desespero! Quantas? Tantas, creio, quantas  as vezes que esquecemos ou rejeitamos logo a primeira, de não suportar com fé os males que os outros nos infligem e não lhes  perdoarmos ( mea culpa, mea culpa, mea maxima culpa !).

 Vamos caminhar neste sentido sempre novo e antigo de sermos, também nós, bem – aventurados um dia  e de ajudarmos os outros  a sê-lo igualmente.

 

Carlos Aguiar Gomes, Mestre e primeiro servidor da MSM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

10 enseñanzas valiosas para todos los católicos.

  Cada 11 de julio, la Iglesia Católica celebra la  festividad de San Benito  de Nursia,  patrono de Europa  y maestro en la búsqueda de Dio...