domingo, 4 de novembro de 2018

                    S. CARLOS BORROMEU - 4 de Novembro


A 3 de Novembro de 1584, entregava a alma ao Criador com estas palavras: "Eis, Senhor, eu vou já", depois de ter recebido os sacramentos, Carlos Borromeu, o Cardeal - Arcebispo de Milão ( Itália).
Carlos Borromeo, de seu nome, era filho de Gilberto e de Margarida Borromeo, da alta nobreza italiana e sobrinho do Papa Pio IV .
Em 1610, S. Pio V, canonizou-o  e fixou-lhe a festa para 4 de Novembro.
S. Carlos Borromeu, juntamente com o nosso Beato Dom Frei Bartolomeu dos Mártires ( Arcebispo de Braga e Primaz das Espanhas) destacou-se durante o Concílio de Trento. Aliás estes dois grandes Arcebispos foram quem mais se destacou neste Concílio. Ambos tiveram um papel idêntico nas reformas tridentinas e ambos se distinguiram pelo amor incondicional aos pobres.
Entre S. Carlos Borromeu e o Beato Dom Frei Bartolomeu dos Mártires, durante o Concílio de Trento, teceu-se uma grande amizade e coincidência de pontos de vista para a urgência da reforma do clero e, assim,  uma semelhança enorme quer no modo de viver pobremente quer como homens audaciosos na concretização das reformas que se impunham na Igreja.
 S. Carlos Borromeu , com o nosso Beato Dom Frei Bartolomeu dos Mártires, quer um quer outro sobressaem por terem sido os primeiros Bispos a criarem seminários para a formação séria do clero. Ambos, também se salientaram pelo serviço aos pobres e deserdados.
 S. Carlos Borromeu, de família possuidora de grande riqueza, aplicou os seus bens pessoais na ajuda aos necessitados e no apoio que deu aos seus diocesanos atingidos ela peste de 1576 que atingiu Milão.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Qui peut te donner l’Espérance pour vivre heureux ? por Mgr Christory, Bispo de Chartres

  Message fraternel de Mgr Philippe Christory Voir la version en ligne Qui peut te donner l’Espérance pour vivre heureux ? Message #313 du v...