domingo, 23 de dezembro de 2018

Um novo ano que se aproxima

 
MOSTEIRO DE SUBIACO, fundado por S. Bento
 
 
                               Um bom 2019!
                                                  Entramos num novo ano.
 …. Altura de desejarmos a todos os nossos leitores e amigos um ano pleno de BEM, BOM e BELO.
Vamos construir uma sociedade diferente? Uma «POLIS paralela» nesta « sociedade liquefeita»? A MSM pode ajudar a construir uma nova cultura. Porquê? Conheça o nosso carisma.
Carisma da MSM define-se pela presença de três pilares estruturantes: mariano, beneditino-bernardiano e cavaleiresco (militante).
 Vamos deter-nos um pouco na componente em que herdamos do Santo Patriarca, S. Bento.
S. Bento, tem inspirado muitos pensadores, leigos ou não. Um dos casos de mais sucesso é, sem dúvida, a magnífica obra que um cristão ortodoxo americano escreveu e que já conhece várias edições em diversas línguas. O seu título original é « THE BENEDICTIN OPTION», traduzido para francês para « COMMENT ÊTRE CHRÉTIEN DANS UN MONDE QUI NE L`EST PLUS – le pari bénédictin », edição que possuo e que já li e reli várias vezes, tal a importância que lhe dou.
Seja-me permitido deixar aqui uma curtíssima passagem desta obra extraordinária.
« Graças a Bento, um impulso de espiritualidade cresceu em diversos homens e mulheres levando-os a consagrar-se completamente a deixar o mundo e a consagrarem-se inteiramente a Deus segundo a Regra . Por detrás dos muros dos mosteiros , mantém-se a fé e o ensino, e de lá , evangelizaram-se povos bárbaros , ensinaram-se a rezar, a ler, a semear e a recolher, a construir. Nos séculos seguintes foi aí que se prepararam as sociedades devastadas do pós-Império para  O RENASCIMENTO DA CIVILIZAÇÃO»( PÁG. 41 ).
Retiro do texto alguns verbos que devem merecer-nos uma eterna gratidão a estes monges, filhos espirituais de S. Bento: REZAR – LER – SEMEAR – RECOLHER – CONSTRUIR. No fundo, aos beneditinos devemos grandes contributos para a nossa civilização.
Se o leitor, tiver possibilidade, leia este livro. Aprenderá muito, tal como eu tenho beneficiado da sua leitura!
Tal como diz ROD DEHER, autor do livro a que me referi acima, « A espiritualidade de Bento é decididamente de ordem prática, sem contar se escrevia para o clero, mas para leigos.»(pág.40). Sim, caro Amigo e leitor: S. Bento é uma voz ainda viva, hoje, século XXI, que nos é dirigida. Vamos conhecê-la melhor? Vamos aprofundar ainda mais o conhecimento da sua obra e da sua extraordinária herança! Não será um bom propósito para iniciarmos um novo ano? Creio bem que sim. S. Bento merece que o conheçamos mais e melhor. Nós precisamos urgentemente de o conhecer mais profundamente. Os nossos tempos são bem difíceis, tal o foram os tempos em que viveu S. Bento. Mas graças a ele, foi possível fazer uma civilização: a nossa!
2018 está a chegar ao fim. Façamos o propósito de conhecer mais e melhor a herança que este grande santo nos legou.
BOM ANO, cheia das bênçãos de Deus.
Carlos Aguiar Gomes
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

um tempo para falar e outro para calar.” II

  “Há um tempo para falar e outro para calar.”                                                         II        Passou o vendaval d...