segunda-feira, 4 de março de 2019

INSTITUTO INTERNACIONAL FAMILIARIS CONSORTIO


                     INSTITUTO INTERNACIONAL FAMILIARIS CONSORTIO

 


 

   1. O Instituto Internacional Familiaris Consortio é um sector de actividade da Militia Sanctae Mariae – cavaleiros de Santa Maria , vocacionado para  proteger e defender as grandes e decisivas causas da Vida Humana e da Família. De carácter internacional, está presente  no Brasil, França, Portugal e Reino Unido. Em comunhão com a Doutrina Social da Igreja, vincadamente centrado nas questões  estruturantes e vitais referidas. O seu guia de acção é Exortação Apostólica “ Familiaris Consortio” do Beato João Paulo II, bem como a Encíclica , do mesmo Papa, “ Evangelium vitae “.

  2.  Entre as actividades mais relevantes que o IIFC realizou, devem destacar-se os dois simpósios internacionais  que levou a cabo ( Braga, 2010 e Paris, 2012), com a presença activa de Mons. Carlos Simón, do Conselho Pontifício para a Família nos dois simpósios citados. No simpósio de Braga esteve presente o Arcebispo   Primaz.

O IIFC nasceu por decisão do Mestre da Militia Sanctae Mariae – cavaleiros de Santa Maria, Fr. Jacques Pellabeuf, para assinalar o 25º aniversário da Exortação Apostólica “ Familiaris consortio “ de S. João Paulo II.

 

  3. Em Portugal, o   IIFC tem celebrado o DIA DA CRIANÇA POR NASCER ( 25 de Março ),

     Participou na entrega à guarda do Cabido Primacial de Braga, da relíquia do seu Padroeiro, Beato João Paulo II, em 12 de Maio de 2013.Para acompanhar os inúmeros cristãos que rezam junto desta relíquia, o IIFC colocou uma oração pelas famílias e que tem sido um verdadeiro êxito.

    O IIFC tem promovido a causa de beatificação do Prof. Jérôme Lejeune, divulgando uma oração  da responsabilidade do promotor da referida causa e celebrando uma Missa por esta causa.

 

 4.  O IIFC tem tido actividade no Reino Unido e no Brasil realizando conferências e oração pelas causas da Vida e da Família.

 

 5. Cada Delegação  elabora o seu plano de acção, de acordo com os seus recursos. O IIFC deverá, pois, localmente, agir a dois níveis:

         - Apoiar, promover e defender, de forma concreta, as realidades familiares de cada país. São acções possíveis o apoio a grávidas ( psicológico e material como oferta de roupa ou outros bens a essas mães) ou realizar “ escolas” de formação parental;

         - Divulgar e promover a Doutrina Social da Igreja, sobretudo nos domínios mais ameaçados ou sobre os quais há ambiguidade ( conferências, simpósios, artigos para os media,etc ). Neste domínio, é fundamental o estudo e divulgação da Exortação Apostólica “ Familiaris Consortio”, da Encíclica “ Evangelium vitae” e de outros documentos do magistério como a Carta dos Direitos da Família.

        - Rezar e convidar a rezar pelas diversas problemáticas do Vida e da Família :

1. Incluem-se a Missa do dia 25 de Março, pelas crianças por nascer,

2.  a celebração da festa de Sta Joana  Molla ( no Domingo mais próximo ) com bênção de grávidas;

3.  a celebração, em Arcozelo ( Ponte de Lima) da Festa de S. João Paulo II Magno, dia 22 de Outubro, com veneração da relíquia e Missa solenizada;

4.  bênção de grávidas também  a  no dia 18 de Dezembro – festa da Expectação do Parto  de Nossa Senhora, mais conhecida por Nossa Senhora do Ó  ( no Domingo mais  próximo),na Sé Catedral de Braga;

5.  Promover cadeias de oração pelas causas da Vida e da Família,

6. Promover ou colaborar em peregrinações ou outros actos de oração pelas causas do IIFC.

   7. As Delegações francesa e a brasileira já elaboraram, de acordo com os grandes objectivos do IIFC os seus planos de acção ( anexo 1 e 2 ).

   8. Cada Delegado, nomeado pelo Presidente do IIFC, pode agregar colaboradores de sua confiança, mas é ele o responsável pelas acções a desenvolver. Deverá apresentar um projecto de actividades para cada ano e no final, um relatório sucinto daquelas quer ao seu superior hierárquico ( este  deve estar sempre informado de todos os projectos e acções ) quer ao Presidente do IIFC.

 

   9. O Delegado do IIFC deve ter sempre em conta que sem esquecer a urgência de, em inúmeras circunstâncias, saber reagir, com clareza e caridade, o mais importante será pró-agir, trabalhando por antecipação, prevenindo e preparando a comunidade para saber onde se deve situar  no que concerne a Doutrina Social da Igreja, sobretudo no que diz respeito às questões fundadoras do IIFC.

 

  10. Nunca se pode esquecer, e tal deve ser bem assinalado, que o IIFC é uma actividade da Militia Sanctae Mariae – cavaleiros de Santa Maria.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

10 enseñanzas valiosas para todos los católicos.

  Cada 11 de julio, la Iglesia Católica celebra la  festividad de San Benito  de Nursia,  patrono de Europa  y maestro en la búsqueda de Dio...