quarta-feira, 8 de abril de 2020

Quarta-feira Santa, ou Quarta-feira do Traidor

As Igrejas Orientais e Ortodoxas guardam o jejum às Quartas-feiras por este ter sido o dia em que o Sangue de Jesus foi vendido pelo reles preço de um escravo! A Igreja latina, que nunca esqueceu a gravidade deste dia, restaurou recentemente a leitura desta passagem do Evangelho (Mt 26, 14-25) na última missa ferial da Quaresma:
«Judas Iscariotes foi ter com os sumos sacerdotes e disse: ‘Que me dareis se vos entregar Jesus?’ Combinaram, então, trinta moedas de prata. E daí em diante, Judas procurava uma oportunidade para entregar Jesus.» 
Hoje, Nosso Senhor, a própria inocência encarnada, é traído por um de seus amigos; Ele, que está acima de todo valor, é vendido ao Sinédrio pelo preço convencional de um escravo, uma ninharia que se não pode comparar com o Sangue preciosíssimo que Ele irá derramar na Sexta-feira Santa, em sua flagelação e crucificação. Vendido como escravo ao preço de nada, Cristo irá pagar com o seu próprio Sangue o valor do nosso resgate, para que finalmente sejamos libertos os que, até agora, éramos escravos do pecado, sujeitos ao poder do demônio, incapazes por nós mesmos de amar e servir a Deus com um espírito que lhe seja agradável. 
Não há maior mistério do que este nem maior caridade: Aquele cuja vida tem um valor infinito deixando-se vender como escravo para comprar-nos da escravidão da morte; o verdadeiro Cordeiro pascal, prefigurado na antiga Páscoa judaica, derramando o seu Sangue inestimável, a fim de que, livres do pecado como outrora foram libertos do Egito os velhos israelitas, o anjo da morte eterna não nos bata à porta e nos arrebate para sempre da visão de Deus. 
Demos graças e entoemos hinos de louvor a este Cordeiro imaculado, que se sacrificou para que tivéssemos vida e que se deixou vender como coisa para nos mostrar o quanto valemos aos seus olhos. No nome dele, ao qual se deve curvar todo joelho no céu, na terra e no inferno, peçamos ao Pai que nos dê a graça de crer que, pela morte temporal de Nosso Senhor, nos foi concedida a vida eterna e que, no Sangue derramado do mesmo Cristo, temos o penhor da nossa futura ressurreição.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós!



Traído por um ímpio, Jesus foi entregue aos principes dos sacerdotes e aos anciãos do povo.
R/. Pedro seguia-os à distância, para ver o que sucedia.
V/. E eles conduziram-no à presença de Cafiás, Sumo Sacerdote, que estava reunido com os fariseus e os escribas:
R/. Pedro seguia-os à distância, para ver o que sucedia.

Oremos.
Ó Deus, que permitistes que, pela traição de Judas, o vosso Filho sofresse no patíbulo da cruz para nos libertar do poder do inimigo, fazei que os vossos servos, livres das cadeias do pecado, vos sirvamos de coração limpo e alcancemos um dia, pelo Sangue do Cordeiro imaculado, a graça da ressurreição! Pelo mesmo Cristo, nosso Senhor. Amen.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Qui peut te donner l’Espérance pour vivre heureux ? por Mgr Christory, Bispo de Chartres

  Message fraternel de Mgr Philippe Christory Voir la version en ligne Qui peut te donner l’Espérance pour vivre heureux ? Message #313 du v...