quinta-feira, 14 de maio de 2020

PELA EUTANÁSIA? NÃO E NUNCA!


                                        PELA EUTANÁSIA? NÃO E NUNCA!
                                              SIM E SEMPRE PELA VIDA!



    Andamos atordoados pelo COVID-19. A toda a hora e momento, não há outro tema com interesse para os media. Não é bem assim. Nas nossas costas os “ eutanasistas” estão-se a preparar para legislar, logo que eles achem oportuno, no sentido de tornar legal a Eutanásia. Que não pensem, os “ donos disto tudo”, os defensores do pensamento único, que do lado da DEFESA DO DIREITO À VIDA se está a dormir e com o sentimento de derrota. Não! Mesmo que venhamos a perder esta batalha, a “ guerra” a favor da vida não termina e, podem crer, que vamos continuar a defender e a cuidar da vida humana, sobretudo dos mais frágeis que “eles” querem descartar.
Assim, e para ajudar os cidadãos a quem lhe tem sido sonegada informação verdadeira ou a quem lhes é dada a informação distorcida, deixo para ajudar a “ ver mais claro” o que nos  nunca deveríamos esquecer quando falamos de EUTANÁSIA:
Onze pontos de reflexão:
1.       A Eutanásia MATA! É um homicídio ou suicídio, de acordo com o que vier a ser legislado.
2.       A Eutanásia praticada é um acto  IRREVERSÍVEL!
3.       A Eutanásia não soluciona o sofrimento mas MATA o sofredor. É um fracasso para a medicina que desiste da Vida. Para evitar o sofrimento e a dor existem os CUIDADOS PALIATIVOS em que os políticos NÃO QUEREM INVESTIR! Estes preferem matar a cuidar.
4.       A Eutanásia é a vitória do EGOÍSMO e não da LIBERDADE!
5.       A Eutanásia é o reconhecimento de uma CULTURA DA MORTE e da CIVILIZAÇÃO DO DESCARTE !
6.       A Eutanásia é o sinal do DESAMOR para com os frágeis e sofredores. NUNCA uma vitória do AMOR! O AMOR, CUIDA. O AMOR, acarinha. O AMOR, protege e defende!
7.       A Eutanásia abre as portas à eliminação, mesmo contra a vontade do próprio, daquele que não encontra uma mão amiga e de um coração aberto e acolhedor.
8.       A Eutanásia DESLIZA SEMPRE para todo o tipo de abuso e de ditadura sobre os fragilizados daqueles que deveriam ser cuidadores e não são senão os “ assassinos”, ainda que legais, dos desamparados ou mal amados da família. ( No meu próximo artigo irei escrever sobre um caso concreto de confirmação do que acabo de referir).
9.       A Eutanásia legal é uma forma de discriminar  e eliminar os pobres e desprotegidos. Ah! E dos velhos contra quem  se está a levantar um onda de indiferença activa para os eliminar ( não foram chamados já de “ peste grisalha”?). Não é o que se está a passar em muitos países, ditos civilizados, com esta terrível crise pestífera do COVID-19?
10.   A Eutanásia é o novo sinónimo da indiferença da sociedade e dos políticos que a propõem  em particular pelos doentes e abandonados da sociedade.
11.   A Eutanásia é a prova do colapso desta civilização que deu tantos e tantos homens e mulheres dedicados, até terem, muitos, dado a sua vida para salvar os desamparados da vida. Homens e mulheres que trataram e cuidaram com as suas mãos e o seu coração dos leprosos, dos tuberculosos e de outros doentes de diferentes doenças contagiosas , desfigurantes e altamente perigosas? A atenção destes homens e mulheres, e nem todos crentes, deram a sua vida para CUIDAR dos grandes sofredores, do físico e/ou dos sofredores psíquicos. Lembro S. João de Deus, o Padre Damião., Teresa de Calcutá ou de Jean-Henri Dunant ( fundador da Cruz Vermelha) que ao sofrimento  atroz nunca deram a morte, mas o amor e todo o seu empenho. E quantos dos sofredores  que estes homens e mulheres lhes teriam pedido que os matassem ? E a resposta que deram: SALVAR, amando, até que a morte natural viesse buscar os sofredores de quem cuidaram , com AMOR, até ao fim.
Não podemos deixar que a Eutanásia se torne legal, porque, mesmo legal, será sempre IMORAL.
Que os políticos se empenhem em dar condições, todas as condições, para que haja CUIDADOS PALIATIVOS em vez de CENTROS DE MORTE em que querem transformar os hospitais. Trabalhem pela vida!
PELA CULTURA DA VIDA, SEMPRE!

Carlos Aguiar Gomes

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Quem não se prepara para a forja não há de suportá-la

 A Milícia de Santa Maria, fundada por D. Gérard Lafond, OSB, é como uma oficina para forjar espadas cavaleirescas. Um ferreiro, antes de a...