sexta-feira, 17 de julho de 2020

Da Adesão dos Cavaleiros a Movimentos Diversos

CAP. XXI, 1 ( Regra da MSM) 

Da Adesão dos Cavaleiros a Movimentos Diversos

Co-laborar, trabalhar junto, auxiliar com outra obra, porém, sem nos esquecermos que co-laboramos, que trabalhamos junto a determinado empreendimento como cavaleiros de Nossa Senhora.
Esta co-labor-ação a movimentos diversos não sugere uma imposição dos princípios de nossa ordem, mas, compreendamos isso, sempre nos é impossível nos dissociar o quem somos de onde estamos ou com quem tratamos do nosso ser cavaleiro.
Lembramos aqui que a nossa caminhada na Ordem dos Cavaleiros de Santa Maria nunca resulta em “estar cavaleiro”, “estar” na Ordem, mas ser, de forma sempre translúcida e natural o nosso ser cavaleiro de Nossa Senhora.
Ser cavaleiro de Nossa Senhora é sempre uma vocação. Esta vocação que nos inspira na lida diária em favor da consolidação do Reino de Deus no mundo, em altura, em largura, em profundidade e nos inspira a laborar pelo bem da justiça e também pela misericórdia, da qual a Nossa Doce Suserana é Mãe. Mãe de Misericórdia.
Ser cavaleiro de Nossa Senhora também nos encoraja em lutarmos contra nós mesmos. Tais lutas e íntimos martírios pessoais é o que nos forjam ou está a nos forjar como cavaleiros da Santa Mãe de Deus aqui na terra, neste vale de lágrimas. Quantas derrotas enfrentamos no mundo, quantas derrotas enfrentamos com a gente mesmo.
É pela oração íntima que nos elevamos a Deus, é pela meditação consciente dos Mistérios do Santo Rosário e é pela via da vida sacramental que aprendemos a servir à Nossa Senhora, como humildes, porém, verdadeiros cavaleiros seus, a tempo e a contra-tempo, em todo lugar e situação que nos encontrarmos, sem arrogância ou prepotência, mas com humildade e fervor, com verdade e caridade.
Lembramo-nos, então, destes princípios:
  1. “É-se cavaleiro de Nossa Senhora, antes de tudo, em tudo, sempre e em todo o lado”
2. “É primeiro sempre no seio da Ordem que se é cavaleiro.”

Por João Batista Passos, MSM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Qui peut te donner l’Espérance pour vivre heureux ? por Mgr Christory, Bispo de Chartres

  Message fraternel de Mgr Philippe Christory Voir la version en ligne Qui peut te donner l’Espérance pour vivre heureux ? Message #313 du v...