sexta-feira, 21 de agosto de 2020

S. PIO X, que celebramos hoje, e os Salmos

 Da Constituição Apostólica Divino afflatu, de S. Pio X, papa

(AAS 3 [1911], 633-635) (Sec. XX)

A voz da Igreja que canta suavemente

   É sabido que os salmos foram compostos por inspiração divina e formam parte da Sagrada Escritura; já desde as origens da Igreja os salmos serviram admiravelmente para fomentar a piedade dos fiéis, que por meio deles ofereciam continuamente a Deus um sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que aclamam o seu nome; e, segundo o costume da Antiga Lei, eles vieram a constituir uma parte importante na própria Liturgia sagrada e no Ofício divino.
   Assim nasceu o que São Basílio chama «a voz da Igreja» e a salmodia, qualificada pelo nosso predecessor Urbano oitavo como «filha da hinologia que se canta assiduamente diante do trono de Deus e do Cordeiro» e que, segundo uma expressão de Santo Atanásio, ensina aos homens, especialmente aos que se dedicam ao culto divino, «como se deve louvar a Deus e as palavras dignas» de proclamar o seu nome. Belamente se exprime Santo Agostinho a este propósito: «Para que o homem pudesse louvar dignamente a Deus, Deus louvou‑Se a Si mesmo; e porque Ele Se dignou louvar‑Se a Si mesmo, o homem encontrou o modo de O poder louvar».
   Os salmos têm, além disso, uma eficácia admirável para suscitar nas almas o desejo de todas as virtudes. De facto, «embora todas as partes da Escritura, tanto do Antigo como do Novo Testamento, sejam inspiradas por Deus e úteis para instruir, como está escrito, no entanto o Livro dos Salmos é como o paraíso em que se encontram (os frutos) de todos os outros (livros sagrados) e oferece além disso frutos especiais a quem entoa os seus cânticos ou salmos». Estas palavras são também de Santo Atanásio, que acrescenta ainda: «Para mim, os salmos são como um espelho para quem os canta: neles se contempla cada um a si mesmo, vê os próprios sentimentos, e assim lhes dá sentido quando os recita».
  Santo Agostinho, no livro das suas Confissões, exclama: «Quanto não chorei ao escutar os vossos hinos e cânticos, fortemente comovido pela voz da Igreja que cantava suavemente! Essas vozes insinuavam‑se‑me nos ouvidos, infiltrando a verdade no meu coração; inflamava‑me em sentimentos de piedade e corriam lágrimas dos meus olhos: mas sentia‑me consolado com elas».
   Quem não se deixará comover por aquelas frequentes passagens dos salmos em que é tão profundamente exaltada a majestade de Deus, a sua omnipotência, a sua inefável justiça, a sua bondade, clemência e todos os outros atributos, tão dignos de infinito louvor? Em quem não encontrarão eco aqueles sentimentos de acção de graças pelos benefícios recebidos de Deus, ou aquelas humildes e confiantes súplicas pelos dons que esperamos receber, ou os clamores da alma arrependida dos seus pecados?
   A quem não inflamará de amor a imagem de Cristo Redentor ali prefigurada, cuja «voz» Santo Agostinho ouvia «em todos os salmos, ora cantando, ora gemendo, ora alegrando‑se na esperança, ora suspirando pela realidade futura»?

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