quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

S. José – modelo para os homens crentes de hoje

 

S. José – modelo para os homens crentes de hoje

                 NO ANO LEPANTO

 

 No dia 8 de Dezembro passado, o Papa Francisco publicou uma oportuna e notável (corajosa, também) Carta Apostólica – PATRIS CORDE – retomando a quase perdida devoção, tão antiga, a S. José .

  Deixo ao Papa a explicação do porquê desta Carta Apostólica. São suas estas palavras:

« O objectivo desta carta apostólica é aumentar o amor por este grande Santo, para nos sentirmos impelidos a implorar a sua intercessão e para imitarmos as suas virtudes e o seu desvelo.».

   São três , pois, as razões invocadas pelo Papa:

1.      AUMENTAR O AMOR por este grande santo;

2.       sentirmo-nos IMPELIDOS

3.       a IMITAR as suas virtudes e desvelo.

Ou seja, o Papa quis aconselhar a aumentar o amor para com S. José para nos sentirmos impelidos a imitar as suas virtudes e o seu desvelo para com Maria Santíssima, Jesus e, assim, pelo próximo. E porquê?

«Com efeito, a missão específica dos Santos não é apenas a de conceder milagres e graças, mas de interceder por nós diante de Deus, como fizeram Abraão[26] e Moisés,[27] como faz Jesus, «único mediador» (1 Tm 2, 5), que junto de Deus Pai é o nosso «advogado» (1 Jo 2, 1), «vivo para sempre, a fim de interceder por [nós]» (Heb 7, 25; cf. Rm 8, 34).»

  Uma Carta Apostólica é um documento pontifício, escrito, sem ser de modo solene, enviado à Igreja, Povo de Deus, no exercício do Magistério ordinário de um Papa. É o caso deste recente documento pontifício que o Papa, enquanto tal, envia ao mundo católico um ensinamento recordando o que a Tradição , fiel às Escrituras, nos transmitiu e chegou até nós, neste caso, por abastardamento do ensino catequético geral foi perdendo vigor e entusiasmo.

  Em PATRIS CORDE, as duas primeiras palavras latinas, a língua oficial da Igreja, e que significam “ Com coração de Pai”, o Papa releva , de uma forma muito explícita o papel de S. José como Pai de Jesus, mas , também, como Esposo de Maria Santíssima e de S. José como modelo para os pais de hoje.

 Como podemos apoiar-nos em S. José, nós cristãos deste século pós-cristão, ele que é uma espécie de dobradiça ( palavras do Papa) entre o Velho Testamento e o Novo Testamento?

Talvez ouse indicar pistas que me podem servir de “ bengala” para chegar a imitar, com humildade, S. José e que partilho com os têm a paciência de me ler:

1.      Estou  atento ao sopro do Espírito Santo, como sempre esteve S. José, que não se cansa nem perde a paciência face à minha surdez espiritual. Que me diz? Como me fala? Que me sugere?

2.      Serve-me de exemplo, que sou Pai, na minha relação com a minha Esposa e filhos? A solicitude pronta e sem discutir com que sempre, e como narram os Evangelhos, S. José serviu, com humildade o Jesus que lhe foi confiado à maneira de Pai e Sua Mãe, a Virgem Puríssima, tomo-o como modelo?

3.      Como sirvo, « a humilde Serva do Senhor», a Virgem Santíssima, pela oração, imitação e caminho para o Redentor, Ela que foi o “ primeiro sacrário da Terra”? Imito S. José, seu Esposo, sempre atento e servidor, mesmo nas situações difíceis da vida. Serve-me o seu exemplo, que sou Pai, para com a minha Esposa e filhos?

4.      Como aceito o trabalho que me sustenta, sustenta a minha família e me realiza como Pessoa Humana? Consigo e esforço-me por fazer do meu trabalho uma forma de oração, viva, eficaz e contagiante junto dos meus companheiros?

 

Esta Carta Apostólica merece uma leitura séria divulgação, sobretudo nas datas em que, tradicionalmente, festejamos S. José (o Dia do Pai – 19 de Março – o Dia de S. José Operário – 1 de Maio ou, por exemplo, na preparação para a casamento ou em reuniões de pais de preparação para recepção da Confirmação).

 

Carlos Aguiar Gomes

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

10 enseñanzas valiosas para todos los católicos.

  Cada 11 de julio, la Iglesia Católica celebra la  festividad de San Benito  de Nursia,  patrono de Europa  y maestro en la búsqueda de Dio...