sábado, 16 de janeiro de 2021

Preguiça e Diligência

 

Preguiça e Diligência

Preguiça é “a resistência ao esforço e ao sacrifício”. É um dos sete pecados capitais que nos leva a perda do ideal cristão de perfeição e ao cultivo de uma vida medíocre, de facilidade e conforto. Este pecado pode se esconder por de trás de diversas máscaras: a preguiça pode ser agitada, pode ser ordeira e até mesmo pode ter bons desejos — que nunca são realizados. A preguiça mata em nós a capacidade de amar e se doar por Deus e pelo próximo.

O remédio contra a doença espiritual da preguiça é a virtude da diligência. Diligente vem do verbo latino “diligo”, que significa justamente amar. A diligência é a virtude pela qual cumprimos prontamente as nossas tarefas e obrigações e as cumprimos da melhor maneira possível. Como se pode notar, enquanto a preguiça nos mantém na mediocridade, a diligência nos leva à perfeição; onde a preguiça cava um buraco, a diligência ergue uma montanha. ( in COOPERADORES DA VERDADE)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Hino a Nossa Senhora do Ó - Festa a 18 de Dezembro

    Hino a Nossa Senhora do Ó   Expectante, estais Senhora! No sacro ventre trazeis a Vida Desde sempre prometida. Expectante, est...