quarta-feira, 25 de maio de 2022

bispo em greve de fome

 

Félix - Fundação AIS

Anexos10:13 (há 1 minuto)

NICARÁGUA: Clima de tensão com bispo em greve de fome e governo a encerrar TV da Conferência EpiscopalNICARÁGUA:

Clima de tensão com bispo em greve de fome e governo a encerrar TV da Conferência Episcopal

Lisboa, 25  de Maio de 2022 | PA

 

O canal de televisão da Conferência Episcopal da Nicarágua foi encerrado na sexta-feira, dia 20 de Maio, por ordem do Governo de Daniel Ortega. No dia anterior, D. Rolando Álvarez, Bispo de Matagalpa e administrador apostólico de Esteli, começou uma greve de fome por tempo indeterminado em protesto contra o assédio policial. Estes são os mais recentes episódios de tensão entre a Igreja e as autoridades nicaraguenses depois de o Núncio Apostólico ter sido expulso do país em Março.

A greve de fome iniciada no passado dia 20 por D. Álvarez, é a resposta do prelado à perseguição policial que, diz, está a ser sujeito. Num vídeo enviado à Fundação AIS, o bispo afirma que foi seguido pela polícia na quinta-feira, inclusivamente durante a noite quando foi jantar a casa de uma sobrinha. O facto de a perseguição das autoridades estar a afectar familiares foi a razão que levou o prelado a iniciar a greve de fome. “Vou jejuar até ao momento em que a polícia, através do presidente ou do vice-presidente da Conferência Episcopal, e só eles, me informarem que vão começar a respeitar a privacidade do meu círculo familiar”, diz D. Rolando Álvarez no vídeo.

Este não é o único episódio de que se queixa o prelado. Num outro vídeo também enviado para a Fundação AIS, o bispo – que é actualmente responsável pelo departamento de Comunicação da Conferência Episcopal da Nicarágua – acusa as autoridades de terem impedido o acesso dos fiéis à Igreja onde, no domingo passado, ia celebrar a missa. As conferências episcopais da Costa Rica e do Panamá já expressaram solidariedade ao povo e ao clero católico da Nicarágua.

Estes episódios evidenciam um clima de tensão entre as autoridades governamentais e a hierarquia da Igreja neste país latino-americano. Recorde-se que, em Julho de 2018, a Basílica de San Sebastián, na cidade de Diriamba, foi palco de agressões violentas por parte de um grupo de paramilitares a D. Leopoldo José Brenes, arcebispo de Manágua, assim como a D. Silvio José Báez, bispo auxiliar de Manágua, o núncio apostólico, D. Waldemar Somertag, e ainda alguns jornalistas. Ainda nesse ano, D. Silvio Báez, acabaria por deixar o país após ter recebido ameaças de morte.

Mais recentemente, em 2020, a Catedral de Manágua foi atacada por incendiários, no que foi visto como uma represália pelo papel que a Igreja tem desempenhado na promoção da paz no meio do clima de perseguição política e social no país. Este ataque foi condenado prontamente pela Fundação AIS.

 

 


Félix Lungu

 

Departamento de Comunicação

Fundação AIS | ACN Portugal

 

Rua Professor Orlando Ribeiro, 5 D | 1600-796 Lisboa | PORTUGAL

TEL +351 217544000 | TLM +351 912154168 | FAX +351 217544001

felix.lungu@fundacao-ais.ptwww.fundacao-ais.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

10 enseñanzas valiosas para todos los católicos.

  Cada 11 de julio, la Iglesia Católica celebra la  festividad de San Benito  de Nursia,  patrono de Europa  y maestro en la búsqueda de Dio...