quinta-feira, 27 de abril de 2023

SILERE 35 -

 

"O ser humano já é um ser completo desde a sua concepção e, desde esta concepção, possui o direito inalienável e completo de viver, e a mãe tem o dever de fazer com que este direito seja concretizado." 

            

 

                   SILERE NON POSSUM

           (Não me posso calar – Sto Agostinho)

        “Para destruir um povo é preciso destruir as suas raízes.” (Alexandre Soljenitsyne)

 

                   Carta aos meus amigos – nº 35            

                           BRAGA , 27  - Abril - 2023

  

 

  

 

PAX

 

 

 

   Comemoramos a 28 de Abril, amanhã, a festa de uma Mulher, Médica e Mãe que o Papa S. João Paulo II Magno inscreveu no catálogo dos santos: Sta JOANA BERETA MOLLA.

   Joana Beretta Molla, médica e mãe de 4 filhos, nasceu em Magenta (Itália) a 4 de Outubro de 1922, tendo falecido a 28 de Abril de 1962, dia do grande santo mariano, S. Luís Grignion de Montfort.. Foi Beatificada por S. João Paulo II Magno em 24 de Abril de 1994 – Ano Internacional da Família – e canonizada em 16 de Abril de 2004 pelo mesmo Papa. Estamos, assim, em pleno ANO JOANITA ( 1922 /2023) celebrando o  centenário do seu nascimento.

  Sta Joana Molla é bem o exemplo da luta pelo DIREITO À VIDA e por isso que hoje, nesta minha Carta aos meus Amigos-leitores, recordo a sua memória.

   Joana Molla foi um Mulher do seu tempo, o nosso tempo, alegre, divertida, desportista, competente como profissional de Pediatria, entregue a causas sociais com os frágeis entre os frágeis. Foi uma Esposa exemplar e uma Mãe que soube estar sempre ao serviço dos seus 4 filhos, dando a vida para salvar a vida da  última filha que ainda está viva – Gianna Emanuela Molla.

   Como médica sabia que a sua última gravidez era de grande risco para ela. Mas, contra o parecer de muitos dos seus colegas, negou-se sempre a abortar o filho qus trazia np seu ventre. Deu,e persistiu nesta instrução, até ao fim da sua vida, que tudo deveria ser feito para salvar a vida das duas, a dela e a da filha, mas que se , em última análise se tivesse de escolher a vida dela ou do filho, era este que deveria ser salvo.

  S. João Paulo II Magno ao conhecer a vida desta Mulher, ficou fascinado e entusiasmado para a propor à Igreja e ao mundo, como um exemplo. Como escrevi acima, foi o « Papa da Vida e da Família» que a Beatificou e canonizou no ano Internacional da Família – 1994.

  Neste momento Cultural do Ocidente em que o Aborto foi generalizado e banalizado, contra o mais fundamental direito humano, o DIREITO À VIDA, a vida de Joana Beretta Molla merece ser conhecida e expandida. Ela é um exemplo para todos nós que estamos engajados na luta pelo DIREITO À VIDA e para todas as mulheres grávidas, particularmente para as que têm uma gravidez de risco como foi a última de Giana Bereta Molla.

 

  Para ao meus Amigos leitores deixo aqui um curto conjunto de frases de Giana Molla que poderão servir-nos de guia para a nossa vida.

1.    “Não tenhas pressa em ver os resultados, sabe esperar. Apressa-te a semear mas não a colher. É o Senhor que age. A Graça tem os seus caminhos escondidos ( … ) Persevera.”

2.    “ Devemos ser a luz do mundo, isto é. Com o nosso exemplo devemos fazer resplandecer o ideal da verdadeira vida cristã “.

3.    Amar significa desejo de nos aperfeiçoar-nos a nós próprios, a pessoa amada, superar o próprio egoísmo, dar-se … “.

4.    “ O verdadeiro amor, é o amor que não dura somente um dia, mas sempre… “.

5.    “ … E, sobretudo, se queremos que o nosso apostolado seja fecundo, unamos à oração e acção o sacrifício. “

6.    “ Desejo que a nossa família seja um verdadeiro cenáculo onde Cristo reine e se sinta em sua casa para guiar e dirigir todos os nossos passos, para iluminar todas as nossas decisões e cada uma das nossas acções.”

Pelo DIREITO À VIDA nunca me calarei. Não posso. Não quero. Não devo.

  Não me posso calar!

 

SILERE NON POSSUM!

 

Carlos Aguiar Gomes

 

  

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

10 enseñanzas valiosas para todos los católicos.

  Cada 11 de julio, la Iglesia Católica celebra la  festividad de San Benito  de Nursia,  patrono de Europa  y maestro en la búsqueda de Dio...