terça-feira, 31 de outubro de 2023

NO 13º ANIVERSÁRIO DA MORTE DE DOM LAFOND OSB - Fundador da MSM

 


                  

Na Catedral de Chartres, Dom Lafond recebe o primeiro Capelão da MSM, Dom Gaspar Rodrigues OSB




          BREVE BIOGRAFIA DE DOM GÉRARD LAFOND OSB

   Monge beneditino em S. Wandrille e depois Dom Abade de Wisques

    Fundador  da Militia Sanctae Mariae – cavaleiros de Nossa Senhora

 

    Dom Gérard Marie Lafond nasceu a 30 de Setembro de 1926 e fez os seus estudos secundários no Liceu de Rouen ( França).

    Em 1945 com um grupo de jovens amigos e o apoio do Dom Abade do mosteiro de S. Wandrille ( Normandia – França) funda a MILITIA SANCTAE MARIAE – cavaleiros de Nossa Senhora, com um carisma fortemente mariano, beneditino-bernardiano e cavaleiresco.

   Em 1948 entra no mosteiro de S. Wandrille e faz a sua profissão monástica em 25 de Março ( Dia da Anunciação) de 1950 e a 25 de Julho ( dia de S. Tiago) de 1955 foi ordenado Sacerdote.

   Em 1959 acaba o Mestrado em Teologia ( Instituto Católico de Paris) e o de Sagrada Escritura, em 1965 ( Instituto Bíblico de Roma). Foi professor, no seu mosteiro, dos jovens monges de Sagrada Escritura e acumulou as funções de Bibliotecário. Simultaneamente dirigiu um círculo bíblico para leigos, orientou retiros e fez inúmeras conferências.

Dom Lafond, com uma forte espiritualidade mariana sentiu antes do II Concílio do Vaticano o papel imprescindível dos leigos ancorados em S. Luís de Montfort, S. Bento e S. Bernardo de Claraval. Foi esta motivação que o levou a fundar a MSM, em rigorosa fidelidade à Igreja e ao seu Magistério.

   No dia 24 de Dezembro de 1969, a seu pedido, o Bispo de Chartres, Dom Roger Michon, reconhece canonicamente a MSM na cripta da catedral dedicada a Nossa Senhora . Actualmente a MSM está presente em 4 continentes e 11 países

 Em Dezembro de 1985 foi nomeado Prior Administrador do mosteiro de S. Paulo de Wisques e em 1988 foi eleito seu Abade serviço de que resignou em 3 de Fevereiro de 2005. Entretanto, em 1997, com um grupo de cientistas, artistas e outros intelectuais e em articulação com o Conselho Pontifício para a Cultura, funda o Projecto Novo Olhar  do qual saiu o livro “  L `Éveil du Regard”.               .

   Sempre que os seus inúmeros afazeres o permitiam, tomava parte nos Capítulos da MSM, de que era seu “ Pai espiritual” e Fundador. Em 1995, pela última vez, participa, em Agosto, na casa que ajudou a criar – a Comendadoria da Imaculada – (perto de Chartres) leu e entregou aos cavaleiros de Nossa Senhora o que se pode chamar o seu “ Testamento Espiritual”.

   Dom Lafond deixou inúmeros artigos de formação para os cavaleiros de Nossa Senhora, seus filhos espirituais, além da Regra, seu verdadeiro directório espiritual e a Liturgia das Horas para estes já segundo as directivas decorrentes do II Concílio do Vaticano. Deste monge e Fundador se pode dizer, com S. Paulo, que “ a tempo e a contra-tempo” sempre viveu e irradiou uma Fé viva e imprimiu este seu carisma à MSM. Por causa da sua fidelidade à Igreja sofreu inúmeros ataques, mantendo heroicamente o seu rumo até à morte.

   Partiu para a casa do Pai no seu mosteiro de S. Paulo de Wisques a 31 de Outubro de 2010.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

10 enseñanzas valiosas para todos los católicos.

  Cada 11 de julio, la Iglesia Católica celebra la  festividad de San Benito  de Nursia,  patrono de Europa  y maestro en la búsqueda de Dio...