segunda-feira, 29 de abril de 2024

Sta Joana Beretta Molla – 20º ano da sua canonização

 Sta Joana Beretta Molla – 20º ano da sua canonização

 

   No dia 16 de Maio de 2004 , o Papa S. João Paulo II Magno canonizava  uma Mulher, Mãe e Médica: Joana Beretta Molla. Era a primeira vez que alguém com este perfil humano e  profissional  passava a integrar o “ catálogo” dos santos, de homens e mulheres recomendados como modelo de vida . Nesse dia memorável , o Papa da vida e da família , João Paulo II Magno, à homilia disse:

   “ Do amor divino, Gianna Beretta Molla foi uma mensageira simples, mas mais significativa do que nunca. Poucos dias antes do matrimónio, numa carta enviada  ao futuro marido, escreveu:”O amor é o sentimento mais bonito que o Senhor colocou nas almas dos homens”.

   Segundo o exemplo de Cristo, que “tendo amado os seus, amou-os até ao fim” (Jo 13,1 ), esta santa mãe de família   manteve-se heroicamente fiel ao compromisso assumido no dia do matrimónio . O sacrifício eterno que selou a sua vida dá testemunho de que somente quem tem a coragem de se entregar totalmente a Deus e aos irmãos se realiza a si mesmo.

   Possa a nossa época descobrir de novo, através do exemplo de Gianna Beretta Molla, a beleza pura, casta e fecunda do amor conjugal, vivido como resposta ao chamamento divino”.

  O Instituto Internacional FAMILIARIS CONSORTIO tem-na e propõe-na como modelo . O seu exemplo , neste tempo da História, anima-nos e reconforta-nos.

  No ano em que recordamos e comemoramos o 30º aniversário do ANO INTERNACIONAL DA FAMÍLIA ( 1994 ) , o 30º Dia Internacional da Família ( 15 deMaio de 2024 ) e o 20º da canonização de Sta Joana Beretta Molla , a Associação Famílias e o Instituto Internacional FAmiliaris Consoortio rejubilam com estas efemérides. 
Este ano, a sua festa foi celebrada solenemente, a 21, Domingo, como de costume na igreja de S. Lázro ( Braga ), com a benção de grávidas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Há um tempo para falar e outro para calar.” III

  “Há um tempo para falar e outro para calar.”                                                       III   «A decadência da sociedade ...