terça-feira, 18 de setembro de 2018

Santuário de Nossa Senhora da Lapa (Sernancelhe, 17 de Setembro de 2018) - Mensagem de comunhão e congratulatória





Te Deum laudamus!



Sim, dou graças a Deus por este jubiloso aniversário, enquanto Mestre e primeiro servidor da Mililitia Sanctae Mariae e como filho amantíssimo de Maria, nossa Mãe celeste, neste santuário venerada há tantos séculos!

De todo o coração me associo, pela oração, às manifestações de júbilo que hoje ecoam neste santuário tão querido.

Infelizmente não poderei presente nem consegui quem me pudesse representar.

Seria com a maior alegria que estaria hoje aí e convosco para louvar a “Theotokos”, a Santa Mãe de Deus, não fosse a MSM uma associação laical que se caracteriza por três grandes vectores: mariana, beneditino-bernardiana e cavaleiresca. A nossa missão, dentro daquela espiritualidade, é a de “ alargar cá em baixo as fronteiras do Reino de Deus”, e sempre, como nos diz S. Paulo: “A tempo e a contra-tempo”. Por isso rezamos e agimos (ora et labora) en várias áreas da sociedade decadente em que nos encontramos: defesa da vida humana, do concepção à morte natural sem deixar de lado todas as dimensões do humano, como nos pedia S. João Paulo II, na sua primeira Encíclica, a Redemptor hominis. Ainda recentemente começámos um projecto, em Braga, de oração pelas pessoas em fim de vida que estão abandonadas, sozinhas e que se sentem tentadas a pedir a eutanásia. Lutamos contra toda a forma de escravatura e de exploração dos mais frágeis.

Presentes em 13 países dos 5 continentes, não sendo muitos, estamos todos comprometidos, numa dinâmica mariana, beneditino-bernardiana e militante (cavaleiresca) no mundo: paróquias, mass media, mundo da cultura, entre outros domínios onde agimos para mostrar, tentar mostrar, a beleza de Jesus, único Salvador, ontem, hoje e sempre.

Somos uma instituição cavaleiresca, nova, fundada por um monge beneditino no após II Guerra Mundial. A nossa sede é na Catedral de Chartres (França). Em Portugal estamos erectos canonicamente, desde 1975, na Sé primacial e, recentemente, temos a nossa primeira “DOMUS MARIAE”, casa de oração e trabalho, na igreja… da Lapa, que festejou o ano passado, em 8 de Setembro 250 anos!

Desde 2016, exerço a missão de servir a MSM como seu Mestre, como pobre e pecador cavaleiro.

Mensalmente, dirijo aos nossos irmãos e amigos, uma Carta, que é traduzida em espanhol, francês, inglês e alemão. Esta Carta é difundida, também, em várias igrejas e está à disposição de todos na nossa página do facebook (se alguém a quiser receber, peço o favor de me contactar).

Agradeço, em nome da MSM e no meu próprio nome, a gentileza que manifestaram ao convidarem-nos para nos associarmos a esta festa tão significativa. Bem hajam!

… E já agora, por que não estreitamos os laços fraternos entre duas realidades eclesiais a quem Nossa Senhora da Lapa protege e abençoa?

“The last but not the least”, permitam-me que aproveite este momento e a vossa paciência, para agradecer ao Senhor Dom António Couto pelo muito que me deu enquanto foi Bispo Auxiliar, brilhante, da minha Diocese. Ao Senhor Dom Duarte de Bragança ousaria pedir que continue o Seu caminho de verdadeiro português e mariano. Ao Senhor Reitor do Santuário de Nossa Senhora da Lapa deixo, igualmente, uma palavra de gratidão pela estima que nos tem. Ao Senhor Eng. Amadeu Fernandes e à equipa que apoia a vida do santuário e que tanto queria que estivéssemos aí e hoje, para louvarmos Maria, “nossa doce Suserana”, como à Sancta Dei Genitrix gostava de se referir o nosso saudoso Fundador, Dom Gérard Lafond OSB, para esta notável equipa vai a minha profunda admiração e muita estima.

Que em tudo e sempre Deus seja louvado!


O Mestre da MSM e seu primeiro servidor
Carlos Aguiar Gomes
(Miles – pauper et peccator)



Braga, em tempo de I Vésperas, do Domingo, 16 de Setembro de 2018

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Hino a Nossa Senhora do Ó - Festa a 18 de Dezembro

    Hino a Nossa Senhora do Ó   Expectante, estais Senhora! No sacro ventre trazeis a Vida Desde sempre prometida. Expectante, est...