sexta-feira, 26 de outubro de 2018

                                    CUIDAR DA TERRA,  NOSSA CASA COMUM




     “ … Uma maior escassez de água provocará o aumento do custo dos alimentos e de vários  produtos que dependem do seu uso. “




                                                         ( Laudato Si, nº28 )




Requerimento ( em papel selado) dirigido
 
 a Fernanda Câncio

 

Senhora “ Inspectora do Pensamento Único”:

 

 

O signatário, cidadão que julgava viver num país  livre, Portugal, constatou, recentemente, que, afinal, neste país, há censores públicos que se arrogam, em nome da laicidade, de imporem o laicismo como religião do Estado. Querem e lutam por um Estado “ religioso”.

Senhora “ Inspectora do Pensamento Único”, neste país deve perder-se a memória colectiva. As suas raízes. O seu falar próprio e popular.

Já pensou, senhora “ Inspectora do Pensamento Único”, que também deverá propor a interdição do nosso corriqueiro “ OXALÁ”, vestígio da presença da religião muçulmana entre nós, ou , pela sua origem, não se deve mexer nesta palavra que, como sabe é derivada de “ inch Allah”, o nosso português “Deus queira” que, pela sua lógica de “ Inspectora do Pensamento Único” também deveria ser proibida?

Já está a tratar de banir do nosso calendário o nome dos dias da semana, como Segunda-feira, com origem cristã que remonta, imagine, a S. Martinho de Dume? Ou Sábado, da religião judaica? Ou Domingo do cristianismo?

Já reparou, senhora “ Inspectora do Pensamento Único” que o Parlamento português é conhecido por Palácio de S. Bento?  Ou que há, aí na capital, uma  estação do Caminho de Ferro  que se chama de “ Santa Apolónia”. Ou que o Panteão Nacional é de “ Santa Engrácia”?

Como é que a senhora “ Inspectora do Pensamento Único” vai chamar o Hospital de S. José ou ao de Guimarães “ Senhora da Oliveira”?

 As elites censoras, como Fernanda Câncio e outros e outras(!)  andam atentas e vigilantes. De lápis azul na mão ( esquerda) a riscar tudo o que a sua “ cartilha” não autoriza. E cada vez mais , o lápis azul risca a expressão do pensamento dos outros ( e outras!). E não desiste de apagar as nossas raízes… mas, como sabe, “ não há machado que corte a raiz ao pensamento”!

Sim, há uma cartilha por onde têm de ler e escrever. A Polícia dos costumes tem os seus (suas!) inspectores (inspectoras!) que anda muito atenta e a espiolhar tudo e todos ( todas!).

A senhora “ Inspectora do Pensamento Único” e  que professa publicamente a sua religião do laicismo, tem de admitir a liberdade de expressão, menos a calúnia e o insulto. E como “ Até amanhã, se Deus quiser” não é insulto nem calúnia… por que quer proibir , impedir ou riscar do nosso dia a dia esta expressão? Incomoda-a, muito? Tape os ouvidos e , já agora,não vá a nenhum Museu, onde há imensas imagens e outros objectos expostos de natureza religiosa ( cristã) roubados aos seus legítimos donos. Não vá por que são motivos cristãos e não por que foram roubados! Tape os olhos quando passar nos Jerónimos ou no Mosteiro de Alcobaça. Ou, se não quiser ver, com a sua “ autoridade” de “ Inspectora do Pensamento Único” mande derrubar esses testemunhos que ofendem a sua religião laicista. Derrube tudo. Ficará feliz num país sem memória. Asséptico. Puramente laico como gostaria.

Vá lá, derrube tudo. Derrube o país que continua a dizer: “Oxalá” e “Se Deus quiser”.

Até sempre, SE DEUS QUISER e enquanto Deus quiser!

Não espera deferimento nem apresenta “ os melhores cumprimentos” .

Carlos Aguiar Gomes

 

 

 
 
 
 







Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

10 enseñanzas valiosas para todos los católicos.

  Cada 11 de julio, la Iglesia Católica celebra la  festividad de San Benito  de Nursia,  patrono de Europa  y maestro en la búsqueda de Dio...