sexta-feira, 5 de outubro de 2018


  • EUTANÁSIA: não desarmo!
  •  O Instituto Europeu de Bioética ( ieb.eib.org ) divulgou recentemente ( 26.IX.2018 ) uma notícia impressionantemente horrorosa: provocar a eutanásia ( a morte) a doentes depois de lhes serem retirados órgãos para transplante. Canadá, Holanda e Bélgica são objecto desta proposta , que brevemente será aprovada .
  •  Transcrevem-se algumas passagens elucidativas: “… Médicos canadianos  pedem  que a lei e os protocolos sejam modificados a fim de permitir a eutanásia com dom de órgãos.” … solicitam “ a autorização da retirada de órgãos com eutanásia e descrevem as condições necessárias para assegurar um transplante tão eficaz quanto possível. “  … Os autores desta proposta  dizem, a favor desta proposta que “ a qualidade dos órgãos diminui à medida que o tempo passa entre a retirada e o transplante. Os autores desta opinião argumentam que se órgãos forem retirados numa pessoa viva que pede a eutanásia e transplantados directamente, seriam muito mais frescos”.
  •  “ Na Holanda, a lei autoriza a retirada de órgãos logo a seguir à eutanásia”
  •  “ Na Bélgica  pede-se para extrair órgãos de pacientes a eutanasiar antes da sua morte, com anestesia geral que garanta  assim a qualidade dos órgãos”.
  •  Não podemos permitir que um bloco operatório seja transformado em bloco matadouro, quando esta infra-estrutura hospitalar é par salvar vidas e não para matar.
  •  … E há entre nós, deputados e não só, que nos “ garantem” que ao legalizar a eutanásia em Portugal, nunca (!) se entraria numa “ rampa deslizante”… Espantosa esta manipulação preparatória para a aceitação da eutanásia por, e só por, compaixão! Foi assim que se começou naqueles países. Talqualmente.
  •  Senhores deputados e outros “ compassionistas” não façam dos portugueses uns lorpas, ignorantes e crédulos das balelas que nos querem impingir. Não.
  •  Para o ano, vamos ter eleições legislativas, ou seja, vamos escolher os deputados ao Parlamento português e sabemos, já nos garantiram, que o tema da legalização da eutanásia vai ser reproposto em nome do povo eleitor.

Não poderemos dar o nosso voto aos que irão legalizar a eutanásia, usando uma metáfora mentirosa: morte digna e assistida. E que vão jurar que nunca se entrará numa “rampa deslizante”. Mentirosos! Temos de ser vigilantes. Exigentes. Cuidadosos no nosso voto.

 Em todos os países que legalizaram a eutanásia começaram com este tipo de discurso.

Em Portugal teríamos um cenário idêntico: eutanasiar os velhos, crianças e todos os que podem dar órgãos sãos e que, em desespero, pedem para que os matem. É o que se passa nos países acima referidos ( na Bélgica já se eutanasiam crianças).

Uma Pessoa Humana não é um objecto. Não podemos permitir que nos tornem em “ coisas” de quem se usa e abusa. Não, não somos objectos e muito menos objectos que se matam para dar órgãos.

Tomemos cuidado!

Carlos Aguiar Gomes

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Hino a Nossa Senhora do Ó - Festa a 18 de Dezembro

    Hino a Nossa Senhora do Ó   Expectante, estais Senhora! No sacro ventre trazeis a Vida Desde sempre prometida. Expectante, est...