quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

O FUTURO DO CRISTIANISMO


 
Perante o descalabro a que assistimos atónitos desta Cultura que é a nossa e foi gerada, essencialmente, pelo cristianismo, salta-nos ( a mim salta-me  muito assiduamente!) uma angústia tremenda quanto ao nosso futuro colectivo.

Esta Cultura, que já substituiu a anterior em que muitos de nós foram criados, combate  permanentemente e sem cerimónias, renega e nem quer ouvir, ver ou sentir qualquer referência a esta herança, é uma Cultura de falência e não vai ter futuro. Mas, também, creio, que este episódio doloroso faz-me lembrar aqueles foguetes que nas nossas romarias minhotas terminavam a sessão de “fogo”, depois da girândola final. Pum! Ruído, fumaça e … uma cana que caía algures. Depois, bem, depois, nada ficava e o povo debanda(va). Assim esta Cultura de destruição que se instalou e a que muitos de nós já se resignaram.

… Mas não será bem assim. Ninguém consegue matar a Esperança. Malgrado os imensos esforços de “ intelectuais” e milhões de euros despejados para esta “ festança” mortífera, há , sempre quem mantenha acesa a chama da Esperança.

Vem este introito, a propósito de um livro que a Fundação Junção do Bem teve a gentileza de me oferecer antes de estar à venda nas livrarias. O livro em questão chama-se “ O FUTURO DO CRISTIANISMO” , da “ Lucerna” e é seu autor a segunda figura da hierarquia ortodoxa russa, o Metropolita Hilarion Alfeyev que esteve em Lisboa em meados de Setembro passado e onde assisti a uma brilhante conferência que então proferiu ( 18 de Setembro, no Círculo Eça de Queirós sobre o tema : “ O Futuro do Cristianismo na Europa”).

Tive o enorme prazer e a grande honra de assistir a esta conferência e que integra este livro. Aliás, este hierarca russo fez outra extraordinária conferência na Universidade Católica e deu uma notável entrevista a Filipe d`Avillez, da Rádio Renascença. Todas estas intervenções constam deste  livro que termina com a Declaração conjunta de Havana do Papa Francisco e do Patriarca Cirilo da Igreja Ortodoxa Russa.

Este livro, que subscreveria do princípio ao fim, é não só uma análise correcta e muito bem estruturada da hecatombe que caiu sobre o cristianismo no Ocidente, como um luzeiro que aponta o caminho. É uma verdadeira “ sementeira de esperança” de que tanto temos necessidade. E o seu autor é uma voz autorizada e que vem de uma Igreja mártir e perseguida no século XX .

“ Acreditamos que o Senhor Jesus Cristo, que criou a sua Igreja de modo a levar a cabo a sua a missão no mundo humano, não nos abandonará com a sua ajuda todo-poderosa e o seu apoio: « No mundo, tereis tribulações; mas tende confiança: Eu já venci o mundo! (Jo 16,33 )” ( o.c., pág. 19).

Nesta frase ,do Metropolita Hilarion há esperança que nem sempre vemos no nosso quotidiano amoral, descrente, relativista e efémero.

A presença do Metropolita Hilarion foi uma lufada de esperança que em boa hora ficou registada em livro - «O FUTURO DO CRISTIANISMO».

Do Oriente veio luz. É, de facto, do Oriente que veio e virá a LUZ da luz. Não lhe viremos as costas! Semeemos Esperança voltados para Oriente, pois quem se volta para Oriente não vira as costas ao povo, está com o povo voltado para o Sol Nascente.

  O Metropolita «orientou-nos» nas suas intervenções magistrais.

Na realidade entre Católicos e Ortodoxos há muito que nos une, independentemente dos conflitos internos desta última tradição cristã, que lamento. Há uma linha mariana que nos liga: de Portugal (Fátima) a Moscovo ou Kiev nomeadamente. Por isso, não foi por acaso ou turismo que o Metropolita Hilarion esteve em Fátima. A THEOTOKOS está connosco.

Bem haja à patrocinadora desta edição da Lucerna pela riqueza que coloca sob os nossos olhos para que a mensagem do Metropolita Hilarion penetre em nossos corações.

 

Carlos Aguiar Gomes

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

10 enseñanzas valiosas para todos los católicos.

  Cada 11 de julio, la Iglesia Católica celebra la  festividad de San Benito  de Nursia,  patrono de Europa  y maestro en la búsqueda de Dio...