quinta-feira, 11 de julho de 2019

11 DE JULHO - DIA DE S. BENTO, PAI E PADROEIRO DA EUROPA


                          BREVÍSSIMO RESUMO DA VIDA DE S. BENTO

 

Sobre S. Bento de  Núrsia, venerado aqui, em S. Bento da Porta Aberta, desde 1615, acolhido pela floresta e gentes do Gerês, sabemos muito pouco. Diz-se que os pais eram nobres e ricos. Que partiu para Roma menininho – não sabemos a idade – acompanhado de uma ama que o vai acompanhar no tempo que vai passar em Roma e, depois, em Vicovaro. Sabemos, pois, que o seu itinerário e o da sua preciosa herança que chegou ao século XXI e explica esta Basílica que completou 400 anos em 2015. De Núrsia vai para Roma estudar … Mas a estada de Bento em Roma foi curta. Como refere o seu primeiro biógrafo: “Desprezou assim os estudos literários, abandonou a casa e os haveres paternos … “ . Seguiu outro rumo, que o levou a Enfide,  Subiaco e, finalmente , a Monte Cassino. Bento partiu pobre de bens materiais,rico na urgência de se aperfeiçoar no que é sempre essencial e que ele não queria perder: a busca de Deus. Experimentou vários estilos de vida e de ascética.

Entre montanhas verdejantes e agrestes e por entre ribeiros e regatos torrenciais, Bento ,  isolou-se do mundo, numa verdadeira “ fuga mundi “, não como uma forma de alienação sem sentido, mas no sentido de se centrar cada vez mais no Outro, que é o absolutamente necessário. Bento tinha iniciado uma real e bem determinada “ peregrinatio pro Christo” que vai inculcar aos seus filhos espirituais.

 Foi eremita, isolado numa gruta, mas por pouco tempo. A sua vocação passaria pela vida comunitária como monge: separado de todos, unido a todos! E, além disso, uma vida numa família em que o superior não era o Mestre, mas o Abbas, o paizinho, os membros da comunidade, irmãos, com um enorme respeito, veneração mesmo, pelos velhos e doentes e um carinho, num amor firme, com as crianças.  É esta a sua opção que passa  pelo trabalho manual no campo ou nas oficinas.  A sagacidade de S. Bento imprimiu à Regra uma marca, as impressões digitais da sua alma, e que a tradição resumiu a um lema que, não sendo de S. Bento, traduz este estilo de vida : Ora et labora ( reza e trabalha ).

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

CHRÉTIEN que dis- tu de toi-même

           CHRÉTIEN que dis- tu de toi-même ?      Les plus importants défis de ce temps pour un chrétien que désir être fidèle aux prom...