sexta-feira, 19 de julho de 2019

SETE ITENS PARA ORAR SEGUINDO S. BENTO


                                            Resultado de imagem para iluminuras góticas                
                                                    


                                                 O de Oração

             Sete princípios para a oração seguindo S. Bento

(A fidelidade à oração é êxito seguro da nossa vida espiritual. Para nos ajudar a conseguir tal aqui se elencam sete degraus inspirados na Regra de S. Bento)

1.    Não se reza “ quando se tem tempo”, mas consegue-se tempo para poder rezar!

2.   2. A oração é essencialmente um assunto de fé e de fé viva. Só a fé viva nos dá consciência clara da grandeza de Deus e dos Seus direitos, lembra-nos tudo o que Deus fez por nós, a sua vontade de união connosco, as Suas promessas de intimidade.

3.    Assim, quando quisermos rezar, activemos a nossa fé nesta presença infinitamente amante de Deus: precede-nos sempre e só pede que se una simplesmente na fé.

4.   S. Bento nunca exige que a oração privada seja longa mas exorta a que seja “ frequente” ( cap. 4 ) e “ pura” ( cap.20) ou seja que seja feita “ com lágrimas e fervor do coração” ( cap. 52 ), sabendo bem  que “ não é a abundância de palavras, mas a sinceridade do coração e a compunção de ser ouvidos”  que nos tornarão dignos “ ( cap.20).

5.   Para chegar a esta pureza é preciso saber que há um elo  essencial  entre “as santas leituras”, sobretudo a Sagrada Escritura, e “ a oração” ( cap.4). Estas, com efeito, vivificando a nossa fé e aquecendo o nosso coração dispõem-nos para esta.

6.   Ao sair da oração S. Bento recomenda” um profundo silêncio e ter para Deus a reverência que Lhe é devida” (cap.52). Dito de outro modo, o tempo passado com Deus só tem por finalidade tornar-nos agradecidos para com Ele, mas de fazer com que todo o nosso dia seja influenciada pela Sua presença e benéfica influência.

7.   Enfim, um lugar adaptado à oração em que “ aí nada haja de estranho   

ao seu fim”( cap.52), facilita fortemente o exercício. Do canto da oração em casa à igreja mais próxima, todas as fórmulas são boas.

 

Desejo-vos, a todos, uma renovada fidelidade à vossa vida de oração.

                                             

Dom Ambroise, OSB

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

10 enseñanzas valiosas para todos los católicos.

  Cada 11 de julio, la Iglesia Católica celebra la  festividad de San Benito  de Nursia,  patrono de Europa  y maestro en la búsqueda de Dio...