domingo, 29 de março de 2020

Judica me Deus

Até à década de 1960', o quinto domingo da Quaresma era conhecido por Domingo da Paixão, por ser o dia em que se começava a rezar o Prefácio da Paixão. Com a restauração do terceiro escrutínio dos catecúmenos neste dia, o tal prefácio foi adiado um dia (começa a rezar-se amanhã). À excepção do prefácio e do communio (agora, relacionado com o Evangelho da ressurreição de Lazaro), a reforma litúrgica manteve todo o proprium missae para este dia.

Eis o cântico de entrada:
«Fazei-me justiça, ó Deus, e distingui a minha causa dessa gente ímpia: livrai-me do homem desleal e infiel. Vós, ó Deus, sois a fortaleza do meu refúgio.


Uma das maiores injustiças do período barroco é o esquecimento a que foi votado o compositor Leonardo Leo (1694-1744), músico napolitano que conciliou a tradição policoral e da secconda pratica musicale, herdada de Monteverdi e Gabrielli, com o lirismo do seu tempo. A sua obra prima é, sem dúvida, o Salmo 50 para 8 vozes. Merece também destaque o opúculo que compôs com as antífonas próprias dos domingos da Quaresma.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

CHRÉTIEN que dis- tu de toi-même

           CHRÉTIEN que dis- tu de toi-même ?      Les plus importants défis de ce temps pour un chrétien que désir être fidèle aux prom...