domingo, 30 de maio de 2021

31 de Maio: Festa da Visitação

Muitas vezes nos deixamos confundir pela ideia de que a heresia luterana traz impreterivelmente consigo uma aversão à Mãe de Deus. Nada mais errado! Na verdade, desde o tempo de Johann Sebastian Bach até aos nossos dias, a Comunidade Evangélica de Leipzig, nunca deixou de celebrar os mistérios da Virgem Maria tais como a Anunciação, e Visitação, a Expectação, a Maternidade, a Purificação e mesmo a Intercessão nas Bodas de Canã. 
Entre estas, a Festa da Visitação mereceu grande atenção da parte de diversos compositores evangélicos, incluindo o próprio Bach. Certamente já todos ouvimos o célebre coral Jesus bleibet meine freude sem desconfiar que foi composto para esta mesma celebração. 



Feliz sou, pois tenho Jesus,
Oh, com que força me prendo a ele
para que console meu coração
quando estou fraco e triste.

Tenho a Jesus, que me ama
e me entrego a ele como se fosse meu
ah, então, não quero abandonar Jesus
até que meu coração exploda.

Jesus segue sendo a minha alegria,
consolo e seiva do meu coração,
Jesus me defende de toda pena,
É a força da minha vida.

A alegria e o sol dos meus olhos,
O tesouro e o prodígio de minh'alma;
Por isso não quero Jesus
Fora do meu coração e da minha vista.

Do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas 

Naqueles dias, Maria pôs-se a caminho e dirigiu-se apressadamente para a montanha, em direcção a uma cidade de Judá. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino exultou-lhe no seio. Isabel ficou cheia do Espírito Santo e exclamou em alta voz: 

«Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. Donde me é dado que venha ter comigo a Mãe do meu Senhor? Na verdade, logo que chegou aos meus ouvidos a voz da tua saudação, o menino exultou de alegria no meu seio. Bem-aventurada aquela que acreditou no cumprimento de tudo quanto lhe foi dito da parte do Senhor». 

Maria disse então: 

«A minha alma glorifica o Senhor e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador. Porque pôs os olhos na humildade da sua serva: de hoje em diante me chamarão bem-aventurada todas as gerações. O Todo-poderoso fez em mim maravilhas, Santo é o seu nome. A sua misericórdia se estende de geração em geração sobre aqueles que O temem. Manifestou o poder do seu braço e dispersou os soberbos. Derrubou os poderosos de seus tronos e exaltou os humildes. Aos famintos encheu de bens e aos ricos despediu de mãos vazias. Acolheu a Israel, seu servo, lembrado da sua misericórdia, como tinha prometido a nossos pais, a Abraão e à sua descendência para sempre»

Maria ficou junto de Isabel cerca de três meses e depois regressou a sua casa.


Durante vários séculos, a Igreja Católica celebrava esta festa no dia 2 de Julho, o nono dia após a Solenidade do Nascimento de S. João Baptista. Sabemos que, na Festa da Visitação de 1726, em vez compor uma nova cantata, Johann Sebastian Bach fez estrear a cantata Herr wird ein Neues im Lande erschaffen, composta pelo seu primo Johann Ludwig Bach. No ano seguinte, o dia 2 de Julho caiu a um domingo. Para essa ocasião, Bach compôs o Magnificat alemão, BWV 10. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

10 enseñanzas valiosas para todos los católicos.

  Cada 11 de julio, la Iglesia Católica celebra la  festividad de San Benito  de Nursia,  patrono de Europa  y maestro en la búsqueda de Dio...