quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

ARQUIDIOCESE DE BRAGA : passagem de testemunho

             ARQUIDIOCESE DE BRAGA: Passagem de testemunho

                                       Um livro com um novo capítulo

 

   A Arquidiocese de Braga tem outro Arcebispo que acaba de assumir o serviço episcopal  numa diocese com mais de mil e quinhentos anos e inúmeros arcebispos. Uns foram santos – S. Martinho de Dume, S. Frutuoso, S. Geraldo ou S. Frei Bartolomeu dos Mártires para não citar o controverso S. Pedro de Rates. Outros foram guerreiros combatendo por Portugal como Dom Gualdim Pais ou Dom Lourenço Vicente. Outros destacaram-se com grandes urbanistas como Dom Diogo de Sousa ou Dom Rodrigo de Moura Teles. Outros destacaram-se pelo exercício da Caridade como Dom Frei Caetano Brandão e santo “ bracarense”, Dom Frei Bartolomeu dos Mártires. Braga teve Príncipes e homens do povo como seus Arcebispos.

  Conheci Dom António Martins Júnior, que me crismou , Dom Francisco Maria da Silva, lutador e como tal com grandes amigos e grandes inimigos, um Homem íntegro. Guardo boa memória deste Arcebispo que, por vezes, tinha reacções um pouco primárias. Depois trabalhei intensamente ao lado e seguindo um grande Senhor que foi Dom Eurico Dias Nogueira e de quem guardo a melhor recordação. A seguir trabalhei, concordei e discordei, de um Homem sabiamente  humilde e de quem aprendi muito pela sua simplicidade. Refiro-me ao Senhor Dom Jorge Ortiga, que agora é Emérito ainda que  mantenha muita vitalidade. Não tenho saudades deste Arcebispo pois ainda o temos connosco e sei que podemos contar com ele. Eu conto para me escutar e aconselhar.

   Desculpem-me os leitores que vos diga o meu pensamento sobre a minha arquidiocese velha e sempre nova, onde os Arcebispos, desde o possível Dom Pedro de Rates, foram escrevendo um livro que nunca acabaram e em que todos acrescentaram um capítulo novo com a sua “ caligrafia da alma, do seu ser e agir”. Este livro chegou até nós incompleto pois está sempre a ser continuado. Chegamos dia 12 deste mês a um novo “ escritor” deste velho livro que é a minha diocese: Dom José Cordeiro.

   Obviamente que, pessoalmente, não espero que o livro de que falei acima, continue a ser escrito no mesmo tom e do mesmo modo. O Senhor Dom José terá uma tarefa imensa mas sei  que o Espírito Santo e Nossa Senhora do Sameiro nunca o abandonarão. Os “ sinais dos tempos”, neste hoje, está cheio de desafios onde é necessário “ ouvir” o mundo” para o evangelizar, o transformar para melhor. O meu Arcebispo tem experiência episcopal e tem sabedoria para levar a cabo uma tarefa nada fácil face à indiferença dos homens deste tempo para os quais o que conta é o efémero, o prazer imediato, a falta de respeito pela dignidade da pessoa humana, desde a concepção atè à morte natural, um tempo que quer promover a morte a um direito humano; tem pela frente a tarefa de continuar a promover e defender com tenacidade, coragem e limpidez de linguagem a Família tal como Deus a concebeu; tem a ingente tarefa de ajudar os cristãos e todos os homens de boa vontade a verem e lutarem contra a ditadura do pensamento “ woke”, cada vez mais presente do nosso quotidiano e que exerce uma feroz censura sobre quem pensa diferente do “ politicamente correcto”; tem pela frente ajudar os cristãos e todos os homens de boa vontade a saber colocar a Ecologia no seu lugar como obra de Deus e de nos ajudar a saber que quando tiramos Deus da centralidade das nossas vidas, haverá sempre ídolos a ocupar o lugar que quisemos vazio de Deus; e será , creio bem, uma grande preocupação do Senhor Dom José, reeducar os cristãos para o sentido da adoração ao Senhor escondido nos sacrários em tantas igrejas fechadas.

  No início do seu serviço episcopal em Braga não ouso aconselhar o meu Arcebispo! Não tenho “ lata” para tanto. Mas tenho o direito de lhe dizer onde estão algumas das minhas preocupações maiores e para as quais anseio respostas do meu Arcebispo. Com ele quero caminhar como cristão em comunhão com o seu Pastor.

  Pode crer o meu novo Arcebispo que rezarei por ele mas que não esquecerei , nomeadamente, o seu antecessor.

 

Carlos Aguiar Gomes

P.S. “ The last but not the least” : Senhor Dom José, se ler este meu artigo, peço-lhe que alavanque o Rito Bracarense, património imaterial desta Arquidiocese!

  

  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

um tempo para falar e outro para calar.” II

  “Há um tempo para falar e outro para calar.”                                                         II        Passou o vendaval d...