quinta-feira, 14 de abril de 2022

S. JOÃO PAULO II, MAGNO (4) SAMEIRO – 1982 -2022 15 de Maio

 

. JOÃO PAULO II, MAGNO (4)

                                                 SAMEIRO – 1982 -2022

                                                          15 de Maio

 

   S. João Paulo II Magno, na homilia que tenho estado a recordar, depois de alertar para a importância da Família, comunidade onde se decide o futuro da humanidade, como o disse inúmeras vezes, o Papa abordou uma questão vital para o futuro da humanidade: a educação dos filhos, numa perspectiva de defesa do direito humano fundamental de serem os pais e mais ninguém a decidir que género de educação querem para os seus filhos.

   «A educação, de acordo com o significado desta palavra, destina-se a “ humanizar o homem. Homem desde o primeiro instante da sua concepção no seio materno, gradualmente ele “aprende a ser homem”; e esta aprendizadem fundamental identifica-se precisamente com a educação. O homem é o futuro da própria família e da humanidade inteira – mas o seu  futuro  acha-se inseparavelmente ligado à educação.». Seja-me permitido sublinhar  algumas ideias-chave deste parágrafo:

1.       Educar é humanizar, um caminho que nunca se acaba de percorrer mas que é vital nas primeiras idades. Por isso o Papa enfatiza este princípio que hoje anda esquecido e deturpado;

2.       O homem “ começa” a sua peregrinação no momento da concepção. Nem antes nem depois. Daí a ilação que se deve tirar: o aborto mata um ser humano e temos de o dizer com clareza e sem subterfúgios, malgrado o pensamento do “ cancelamento” agora dominante por nossa covardia;

3.        O futuro de cada homem está indelevelmente ligado à educação. Por isso, posso concluir, que os novos “ educadores” que querem fazer “ um homem novo”, estão visceralmente contra a liberdade de educar e pelo monopólio do Estado na educação que se tornou neste campo num Estado totalitário.

Mas, voltando a S. João Paulo II Magno, no Sameiro. O Papa disse:

«A família tem o primeiro e fundamental direito a educar ; mas incumbe-lhe também o primeiro e fundamental dever da educação. No cumprimento deste dever essencial, que pertence estritamente à sua vocação , a família vai beber nas fontes do grande tesouro de toda a humanidade que é a cultura; e mais directamente, da cultura do ambiente onde está radicada.»

… Ou seja, lendo o parágrafo acima transcrito: A família tem o direito e o dever de educar os seus filhos. DIREITO e DEVER!

Depois, dirigindo-se com a voz clara e muito firme ( recordo-me muito bem), S. João Paulo II Magno disse dirigindo-se aos pais presentes e a todos os pais do mundo:

«E vós, queridos pais e mães de família, conscientes de que o vosso lar é a primeira escola de valorizaçdeste “ outro dever”ão  humana dos filhos que Deus vos deu, estareis conscientes também , certamente, deste outro dever que vos incumbe: de tudo dispor ou até exigir, para que os vossos filhos  possam progredir harmonicamente, na ascensão para a vida, apoiados numa conveniente formação humana e cristã.»  É o momento de eu perguntar aos meus leitores que são pais e mães em idade escolar se  têm consciência “ deste outro dever”  de TUDO DISPOR E EXIGIR para que os seus filhos possam ser educados fora da família, ligar primeiro, principal e insubstituível onde os filhos devem iniciar a sua educação, no respeito dos valores e crenças da família.

   Compreendem os pais que devem exigir e organizarem-se para que a Escola não os substitua mas que coopere com eles?

    Mobilizam-se os pais para a defesa dos seus direitos na educação da sua prole? Dão-se conta os pais do endoutrinamento vigente  nas escolas públicas portuguesas sobre e na chamada “ Teoria do Género”?

   Apercebem-se e lutam contra a “ lavagem ao cérebro” dos seus filhos em programas televisivos e em todos os meios de comunicação social?

    Deram-se conta, dão-se conta, os pais de hoje que a Escola está a violar a Constituição portuguesa vigente no que concerne à veiculação de princípios filosóficos, antropológicos e sociais  aberrantes e anti-científicos  que atacam o direito de escolha das escolas para os seus filhos em igualdade total para todos os pais, ferindo gravemente o pluralismo e a liberdade religiosa?

 

( Continua)

 Carlos Aguiar Gomes

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

10 enseñanzas valiosas para todos los católicos.

  Cada 11 de julio, la Iglesia Católica celebra la  festividad de San Benito  de Nursia,  patrono de Europa  y maestro en la búsqueda de Dio...