sexta-feira, 20 de maio de 2022

Comentário à Regra da MSM , Cap.III, 3.

 

Militia Sanctae Mariae – cavaleiros de Santa Maria

Comentário à Regra, Cap.III, 3.

 

   Já se tem chamado a atenção nos comentários à Regra, lidos durante os Capítulos mensais, que nós, na MSM, devemos ter sempre presente diante da nossa acção e da nossa alma, que  somos uma Companhia  regular e militante de cavaleiros. Tomo as três últimas palavras: regular – militante – cavaleiros.

 

   Regular, no sentido que é o que está na Regra e que o Fundador quis que tivesse, significa tão somente, que se tem um “ directório espiritual”, um vade mecum, do nosso viver  como baptizados comprometidos do mundo e não como meros espectadores passivos e, tantas vezes, maledicentes do mundo e até da própria Igreja.

   Militante, pois na MSM há miles, soldados de Cristo Rei, por e com Nossa Senhora, nossa Doce Suserana. A militância é nossa obrigação, na evangelização do mundo, na defesa da nossa Fé, com as armas da Caridade e da Verdade. Por isso, estamos , temos de estar, absolutamente comprometidos na Nova Evangelização.

 

   Cavaleiros,  em que cada um dos membros da MSM sabe que “ Soldado,ele é-o primeiro no sentido do Bonus Miles Christi Jesu… “. Pronto. Preparado. Disponível.

   

   Como dizia Sto Inácio de Antioquia ( 35 a 107 DC):

   “ Conservem o vosso baptismo como escudo, a fé como elmo e o amor como lança, a paciência como armadura.”, assim deve ser o freire da MSM, assim  deve estar preparado. Deve ser este o seu “ fardamento” de miles, de cavaleiro. Este não pode nem deve ser “ peça” decorativa para procissões ou desfiles… Não é esta a nossa vocação. Não foi ou será para isso que se recebeu ou virá a receber o sacramental da “ Benedictio novi milites”.

 

   Somos combatentes! Militantes! Ao serviço de Cristo Rei e Senhor do Universo, “ a tempo e a contra-tempo”, como nos exorta S. Paulo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

10 enseñanzas valiosas para todos los católicos.

  Cada 11 de julio, la Iglesia Católica celebra la  festividad de San Benito  de Nursia,  patrono de Europa  y maestro en la búsqueda de Dio...