quinta-feira, 19 de maio de 2022

S. JOÃO PAULO II, MAGNO (9) SAMEIRO – 1982 -2022

 

                                            S. JOÃO PAULO II, MAGNO (9)

                                                 SAMEIRO – 1982 -2022

                                                          15 de Maio

 

   « Não temas…» , pegando no texto da 1º Leitura da Missa que celebrou no Sameiro, o Papa S. João Paulo II Magno, dá o mote para a sua sempre actual homilia. Toda a sua intervenção foi nesta sentido: não temer  anunciar o Evangelho da Vida e da Família, sempre. “Não temer” ou “ ter coragem” foram apelos que durante o seu longo pontificado nunca pôs de lado. Assim o fez no Sameiro perante , talvez, meio milhão de cristãos que até os ramos das árvores lhes serviam de assento para poderem ver o Papa.

   Como Papa vincadamente mariano mostrou-nos a alegria de poder estar connosco ali, naquele extraordinário centro de evangelização que foi, é e continuará a ser o Sameiro: « Alegra-me celebrar esta Eucaristia e meditar convosco sobre a família no quadro deste Santuário do Sameiro, monumento da gente portuguesa, do amor à Santíssima Virgem, aqui venerada e invocada  sob o título de Imaculada Conceição» . Como é significativa esta ligação da Família à Santa Mãe de Deus! Sim, o povo português sempre venerou profundamente Nossa Senhora, coroada nossa Rainha por D. João IV, aos pés de Quem depôs a coroa real de todos os nossos Reis. Ela foi e continuará a ser a nossa “ Tutelaris Regni”, Padroeira do Reino, de Portugal.

   «Assim continue e se intensifique constantemente, aqui e em todo o Portugal , a fidelidade a Deus pela fidelidade ao seu passado. E nisto tem um papel insubstituível a família». Um voto. Um desafio. Temos, nós os portugueses, estado atentamente zeladores deste voto? Falhamos, infelizmente.

   Nestes últimos 40 anos, temos assistido aos mais grosseiros e vis  ataques a esta instituição base e estruturante de uma sociedade humana. Que medidas políticas foram e continuam a ser tomadas, com o nosso silêncio e com o nosso voto cúmplices contra a Vida Humana e Família?  Usando uma expressão popular bem conhecida de todos, posso afirmar, sem exagerar, que os apelos de S. João Paulo II Magno “ caíram em saco rôto”.

   Entendemos o que o  Papa na sua homilia proclamou sobre a Vida Humana e a Família e que tanto se aplaudiu?

    Percebemos e interiorizámos o que ele nos transmitiu com tanto vigor e energia?

    Compreendemos que há princípios NÃO NEGOCIÁVEIS e que o Papa tão claramente nos recordou e enunciou?

    Como é possível que tantas centenas de milhar de cristãos tenham aplaudido o Papa e apoiem com o seu silêncio, indiferença e desconhecimento políticas que vão, precisa e meticulosamente, contra tudo de essencial que ele nos anunciou? Legalizou-se o Aborto, a Eutanásia, não há liberdade de educação e dificulta-se ao máximo e discricionariamente o direito de serem os pais a escolher o tipo de educação para os seus filhos, destruiu-se o princípio fundamental que a Família nasce com o matrimónio e que este não é o mesmo que uma união de facto, que o casamento, por natureza, é entre um Homem e uma Mulher, que todas as crianças têm o direito primeiro de conhecer quem são os seus pais, manipula-se a gestação e a gravidez …

   Quase a terminar esta homilia, S. João Paulo II Magno resume-a, como querendo que cada um de nós, nunca esquecesse o que nos veio trazer ao Sameiro (recorde-se e sublinhe-se que o Papa não veio como turista ilustre mostrar-se numa qualquer passagem de modelos!):

« Irmãos e Irmãs:

É grande o sacramento da Matrimónio, que deu origem às vossas famílias e continua a vivificá-las!

É grande a missão das vossas famílias:

     - o futuro do homem sobre a terra está ligado à família;

     - o Plano Divino da Salvação e a história da Salvação passam através da família humana!»

E a homilia termina com uma profunda oração- súplica à Theotokos, à Santa Mãe de Deus:

«… dai ( Virgem Imaculada, Senhora do  Sameiro)) a todas as famílias de Portugal a graça/ 

De saberem ouvir e guardar fielmente a Palavra de Deus!/ ( …) / Obtende para  estas famílias a harmonia, o amor e a graça!»(…)

Continua

Carlos Aguiar Gomes

    

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

10 enseñanzas valiosas para todos los católicos.

  Cada 11 de julio, la Iglesia Católica celebra la  festividad de San Benito  de Nursia,  patrono de Europa  y maestro en la búsqueda de Dio...