sábado, 26 de novembro de 2022

Da Epístola de São Judas

                                      Da Epístola de São Judas 

Denúncia dos ímpios e exortação aos fiéis

   Judas, servo de Jesus Cristo e irmão de Tiago, aos eleitos, amados de Deus Pai e guardados por Jesus Cristo: A misericórdia, a paz e a caridade vos sejam dadas em abundância.
   Caríssimos: Desejava muito escrever-vos acerca da nossa comum salvação, e senti-me obrigado a fazê-lo, para vos exortar a combater pela fé que foi transmitida aos santos de uma vez para sempre. Porque se introduziram no meio de vós alguns homens ímpios, desde há muito marcados para a condenação, que convertem em libertinagem a graça do nosso Deus e renegam o nosso único Mestre e Senhor, Jesus Cristo.
   Quero recordar-vos, embora já saibais tudo isto, que o Senhor, depois de ter salvado o povo da terra do Egipto, exterminou seguidamente os que não acreditaram. E aos anjos que não souberam manter a sua dignidade, mas abandonaram a sua morada, conserva-os perpetuamente encadeados na escuridão, para o juízo do grande dia. Assim também Sodoma e Gomorra e as cidades vizinhas, que da mesma maneira se corromperam e entregaram ao vício contra a natureza, são apresentadas como exemplo, sofrendo o castigo de um fogo eterno.
   Do mesmo modo, também aqueles, no seu delírio, mancham a carne, desprezam a autoridade e ultrajam as Glórias.
   Estes são a desonra das vossas ágapes, banqueteando-se convosco sem vergonha e apascentando-se a si mesmos. São nuvens sem água arrastadas pelo vento; árvores de fim de Outono, sem fruto, duas vezes mortas, desenraizadas; ondas furiosas do mar, que espumam a sua própria torpeza; astros errantes, condenados a densas trevas para sempre. 
   Vós, porém, caríssimos, recordai o que foi predito pelos Apóstolos de Nosso Senhor Jesus Cristo. Eles diziam-vos: «Nos últimos tempos, virão homens cépticos que viverão segundo os seus ímpios apetites». São eles que criam divisões, homens sensuais, privados do Espírito.
   Mas vós, caríssimos, construí o vosso edifício sobre a vossa santíssima fé, orai em união com o Espírito Santo, conservai-vos no amor de Deus, prontos a receber a misericórdia de Nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna. Procurai convencer os que hesitam e salvai os outros, arrancando-os do fogo; dos demais, compadecei-vos, mas com prudência, detestando até a túnica contaminada pela sua carne.
   Àquele que vos pode preservar da queda e apresentar-vos diante da sua glória, imaculados e cheios de alegria, ao único Deus, nosso Salvador, por Nosso Senhor Jesus Cristo, a glória, a majestade, a força e o poder, antes de todos os séculos, agora e para sempre. Amen.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Hino a Nossa Senhora do Ó - Festa a 18 de Dezembro

    Hino a Nossa Senhora do Ó   Expectante, estais Senhora! No sacro ventre trazeis a Vida Desde sempre prometida. Expectante, est...