terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

14 de FEVEREIRO - SANTOS CIRILO E METÓDIO

SANTOS CIRILO E METÓDIO

Co-padroeiros da Europa

14 de FEVEREIRO

 

S. João Paulo II,Magno, proclamou os santos irmãos, Cirilo e Metódio ( nascidos no século IX), com S. Bento, padroeiros da Europa. Aquele  Pontífice  referiu na ocasião que « a Europa respira com dois pulmões: a Ocidente com S. Bento e a Oriente com os santos Cirilo e Metódio »

 Estes dois irmãos são os grandes evangelizadores dos eslavos. S. Cirilo deu a estes um alfabeto , de origem grega, e que ainda hoje toma o seu nome : alfabeto cirílico.

No dia 14 , dia dos santos Cirilo e Metódio, devem  ser recordados estes santos, de quem o Papa João Paulo II disse em 1981:

«Como Paulo e Barnabé, os santos Cirilo e Metódio, irmãos no sangue e mais ainda na fé, foram intrépidos seguidores de Cristo e incansáveis pregadores da Palavra de Deus.

Nascidos em Tessalónica, cidade onde São Paulo desenvolveu parte da sua atividade apostólica e a cujos primeiros fiéis enviou duas Cartas, os dois irmãos entraram em contacto espiritual e cultural com a Igreja patriarcal de Constantinopla, então florescente pela cultura teológica e pela atividade missionária, e souberam unir as exigências e os compromissos da vocação religiosa com o serviço missionário. Os Czares da Crimeia foram as primeiras testemunhas do ardor apostólico deles; mas a sua mais importante obra evangelizadora foi a missão da Grande Morávia, empreendida depois que o príncipe Rastislau da Morávia lhes tinha conseguido a permissão do imperador e da Igreja de Constantinopla.

A obra apostólica e missionária, tão complexa e diversificada, dos santos Cirilo e Metódio, considerada hoje à distância de onze séculos sob multíplices aspetos, apresenta-se rica de uma extraordinária fecundidade e também de uma excecional importância teológica, cultural e ecuménica: aspetos estes que interessam não só à história da Igreja, mas também à civil e política de uma parte do Continente Europeu.» … «Cirilo e Metódio foram dois autênticos "operários" da messe de Deus.» …«E neste dia da sua festividade, a Igreja, exaltando a meritória ação apostólica deles, está consciente de ter hoje ainda mais necessidade de cristãos capazes de dar o seu contributo de compromisso, de energia e de entusiasmo para o anúncio da mensagem de salvação em Cristo Jesus».

Carlos Aguiar Gomes

 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

um tempo para falar e outro para calar.” II

  “Há um tempo para falar e outro para calar.”                                                         II        Passou o vendaval d...