quinta-feira, 8 de junho de 2023

SILERE 41


                                   MÁRTIRES COPTAS (Líbia em 2015-  15 de fevereiro)

        SILERE NON POSSUM

            (Não me posso calar – Sto Agostinho)

             “Para destruir um povo é preciso destruir as suas raízes.” (Alexandre Soljenitsyne)

 

                     



                   

                     Carta aos meus amigos – nº 41           

                             

 

                               BRAGA , 8 – JUNHO - 2023

 

 

 

  +

PAX

 

 

“ Agrada-me muito anunciar hoje que estes 21 mártires serão incluídos no martirológio romano (com memória a 15 de Fevereiro) como sinal de comunhão espiritual que une as nossas Igrejas” (Papa Francisco, ao receber as relíquias daqueles mártires, no encontro com o Patriarca Copta egípcio Twandros II – 12 .Maio.23)

 

     Em 15 de Fevereiro de 1915, 21 homens, 20 dos quais eram coptas egípcios e um ganês, foram decapitados por ódio à sua e nossa Fé em Jesus Cristo. Todos se recusaram a abjurar da sua Fé sabendo que iriam ser decapitados, como sucedeu. Não sendo católicos romanos, eram homens que acreditavam profundamente em Jesus Cristo e, por isso, deram a sua vida pelo seu e nosso Salvador. Um exemplo nestes tempos de indiferença e abjuração de tantos cristãos católicos do chamado mundo Ocidental! Um bom exemplo de ecumenismo.

 

“ Bem - aventurados sereis, quando vos insultarem, vos perseguirem, e disserem falsamente toda a espécie de mal contra vós por causa de Mim….” ( Mat. 5-11)

 

   Estes mártires do nosso tempo são exemplo para nós, uns pobres débeis e de Fé frágil e anémica. Fluida. Enquanto esperavam a sua vez para serem decapitados, iam cantando e rezando orações cristãs! O vídeo gravado pelos algozes foi devidamente divulgado, mas não teve impacto nas nossas vidas, no nosso rezar e agir!

  Permitam-me que chame a atenção aos mais distraídos dos meus caros Amigos-leitores para outra situação clamorosa mas alfobre de novos mártires.

  Quem, por exemplo, entre os católicos-de-missa se lembra de rezar e lutar pela Igreja que sofre na Nicarágua? Neste país a perseguição está a ser feroz comandada pelo ditador Ortega perante o silêncio de todos nós! Escolas e universidades católicas encerradas. Religiosos expulsos do país. Um Bispo preso e condenado a 26 anos de prisão. Outro Prelado expulso do país. Proibição de qualquer manifestação religiosa pública.

  O nosso silêncio face ao que se passa na Nicarágua é um ruído tremendo causado pela nossa indiferença! Podemos calar?

  E o que se passa no Iraque, onde os cristãos estão a ser perseguidos, mortos ou a fugir do seu país e a rarefazerem-se que quase se pode falar da extinção do cristianismo numa zona do globo onde este foi vivo e expressivo?

 O que se passa na África sub-sariana, nomeadamente na Nigéria, onde todos os dias são assassinados ou raptados cristãos forçados a abjurarem da sua e nossa Fé, diz-nos alguma coisa? Mexe connosco?

  Podemos manter o nosso silêncio orante e interventor junto das nossas comunidades adormecidas?

  Não me posso calar!

 

SILERE NON POSSUM!

 

Carlos Aguiar Gomes

 

 

 

 

  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

10 enseñanzas valiosas para todos los católicos.

  Cada 11 de julio, la Iglesia Católica celebra la  festividad de San Benito  de Nursia,  patrono de Europa  y maestro en la búsqueda de Dio...