quinta-feira, 23 de novembro de 2023

SILERE 65

 

FORTALEZA NAS TURBULÊNCIAS …

 

 

    SILERE NON POSSUM

         (Não me posso calar – Sto Agostinho)

          Para destruir um povo é preciso destruir as suas raízes.”

                                     (Alexandre Soljenitsyne)

 

                    

                   Carta aos meus amigos – nº 65         

                        

 

                         

 

 

                      BRAGA , 23 -  NOVEMBRO - 2023

 

 

 

  +

PAX

 

 

   A frase que encima esta minha Carta semanal é de um Bispo meu amigo, que não calcula que a vou usar, e que teve a gentileza de me enviar no mail que me endereçou a propósito da minha última Carta. Não pode calcular, Senhor Bispo, o alento que me deu! Muito obrigado. Na realidade, num mundo de cobardias e micro-cobardias (as piores e mais deletérias) e que pululam em multidões, sinto que este mundo anda muito mal frequentado. E, cada vez mais, desaba sobre mim um grande desalento e a sensação de que já não há muito a fazer. Mas, se tivermos “ fortaleza nas turbulências….”, tudo pode alterar-se no sentido de me tornar mais resiliente ( palavra da moda). Vivemos tempos de enormes e tempestuosas turbulências, a todos os níveis em todos os grupos sociais, religiosos ou culturais para não falar no campo conspurcado da política…

  Fiz o meu serviço militar obrigatório (3 anos) na Armada como Oficial da Reserva Naval e aprendi muito sobre muitos aspectos. Uma das minhas aprendizagens foi sobre o comportamento a ter quando há turbulência do mar com tempestades, ventos fortes e vagas passando por cima do navio de guerra. Fortaleza! Fortaleza com as pernas a tremer e os vómitos sem controlo, mas fortaleza. Agarramo-nos com força e determinação a algo próximo e fixo, apanhar de frente, o vento frio e a água salgada do mar que nos “ batia” forte. Acreditar firmemente que «depois da tempestade vem a bonança» dava-me alento para suportar o que parecia não suportável. Não desistir. Ou se se quiser ser mais veemente: ACREDITAR! A tempestade passará. Virá outro tempo de tranquilidade. Ora eu tenho de acreditar que perante tanta e tão horríveis turbulências que abalam os alicerces da nossa Cultura há já sinais de “ resistência” pacífica e que me dá a esperança nesta catástrofe cultural que nos abala. São pequenos grupos motivados mas nem sempre acarinhados por quem tem o dever de os apoiar e não combater como “ vírus” maléficos ( “ eles” lá sabem porquê!). E o que é curioso, é que são grupos de jovens e não de velhos saudosistas carregados de memórias mas que não voltam mais.

«Cada época e cultura são salvas por um pequeno punhado de homens que têm a coragem de serem inactuais»  ( G. K. Chesterton).

Chesterton tinha razão. Só se salva, a cultura e a Pessoa Humana, se se quiser, souber e se estiver decidido a ser forte na turbulência que procura destruir ou, usando uma palavra mais “ in” desconstruir a nossa Cultura. Há já muito tempo que se abriu uma verdadeira guerra cultural contra a nossa civilização e muitos de nós ainda não deu conta que a guerra está a ser ganha contra quem defende outros paradigmas perante as ditas “ micro-cobardias” da maioria que , cheia de medo, ainda que pense o contrário, se cala e acomoda.

  Há cerca de um ano, li (e reli!) um livro notável: « Comment être chrétien dans un monde qui ne l`est plus – le pari bénédictin», de Rod Deher e que me permito recomendar como prenda de Natal ( há versão original em inglês).Neste livro, um pai de família conversa connosco sobre como ser forte e resistir às turbulências devastadoras que nos assaltam sem nos deixarmos devorar pelos “ desconstrutores” da nossa Cultura e a termos “fortaleza nas turbulências…».

« Ter consciência de que estamos em guerra é o primeiro passo para a ganhar» ( Peter Kreef). Depois, agir de acordo com os nossos valores “ contra ventos e marés”!

«FORTALEZA NAS TURBULÊNCIAS…»!

  Como poderia calar este incentivo que o Senhor Bispo teve a gentileza de me enviar!

  Como poderia, igualmente, calar-me e não deixar de dizer um enorme MUITO OBRIGADO a outro Bispo que se disponibilizou para conversarmos sobre estas turbulências que procuram destruir-nos e a não deixarmos que o consigam!

   SILERE NON POSSUM!

Carlos Aguiar Gomes

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

10 enseñanzas valiosas para todos los católicos.

  Cada 11 de julio, la Iglesia Católica celebra la  festividad de San Benito  de Nursia,  patrono de Europa  y maestro en la búsqueda de Dio...