terça-feira, 26 de março de 2024

P de Paz , segundo S. Bento

 

                                P DE PAZ

PAX IN LUMINE : é esta a divisa da Abadia de Barroux ( *) . A paz  brota, pois, de uma luz. Mas que luz é essa capaz de produzir tal fruto? É a humildade , o coração da Regra de S. Bento. A humildade é uma luz que pacifica , pois que pondo-nos no nosso devido lugar sob o olhar de Deus põe  tudo em ordem na nossa vida e coloca-nos , assim, na verdade . Encontrar a paz dependerá, assim, da humildade com a qual vivemos em relação com Deus:

1.      Com Deus: nós estamos no nosso devido lugar quando Deus ocupa o primeiro lugar! «Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao Vosso nome dai glória.» (Salmo 113,1). Vejamos se nas grandes como as pequenas coisas do nosso quotidiano Deus é o primeiro a ser servido.

2.      A nós mesmos: «Se em nós algum bem, reportá - lo a Deus e não a si mesmo. Reconhecer- se, pelo contrário, sempre como o autor do mal que está em si em assumi-lo» (Regra, cap. 4). Este contemplar verdadeiro sobre si é pacificador pois nos convida a colocar a nossa esperança em Deus somente. Saibamos também que a abertura humilde e sincera a um  pai espiritual  é o meio  muito poderoso  para encontrar a paz da alma ( Cap. 7, 5º grau).

3.       Aos outros: a verdadeira humildade para com o próximo é de sempre procurar servi-lo . «Ninguém procurará o que julga útil para si próprio mas para o próximo ( cap. 72).

4.      Às coisas: tenhamos a certeza que a ordem, a limpeza e o respeito para com as coisas materiais  contribuem grandemente para um clima de paz no quotidiano. E tudo depende de todos! S. Bento dá-lhe muita importância , pede de olhar « todos móveis e todos os bens do mosteiro como se fossem vasos sagrados do altar ( cap. 31), e que declara que « se alguém trata os bens do mosteiro com descuido ou neglicência, será repreendido» ( cap. 32). Quereremos nós encontrar a verdadeira paz a paz ? Aprendamos a viver na humildade. Sabendo bem que cá em baixo a paz é uma ausência de perturbação mas não de combate!

Dom Ambroise OSB, Mosteiro de Santa Maria “ de la Garde”.

 

(*) – mosteiro francês.

Tradução de C.A.G. ; Nota: a indicação “ cap.” Refere-se a capítulos da Regra de S. Bento.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

10 enseñanzas valiosas para todos los católicos.

  Cada 11 de julio, la Iglesia Católica celebra la  festividad de San Benito  de Nursia,  patrono de Europa  y maestro en la búsqueda de Dio...