terça-feira, 26 de março de 2024

STUDIUM GENERALE - estudos Beneditino-Bernardianos

                                                           

 

             MILITIA SANCTAE MARIAE – cavaleiros de Nossa Senhora

                                           STUDIUM GENERALE

                          “ ESTUDOS BENEDITINO- BERNARDIANOS”                      

                                                  «STELLA MATUTINA IN MEDIO NEBULAE»


 


 

                                            

 

                                           STUDIUM GENERALE

                          “ ESTUDOS BENEDITINO- BERNARDIANOS”                      

                                                  «STELLA MATUTINA IN MEDIO NEBULAE»

 

Santos Patronos: S. Bento, Sta Escolástica, S. Gregório Magno, S. Beda, o Venerável e S. Bernardo de Claraval, Sta Hildegarda de Bingen, S. João Gualberto e Venerável Bernardo de Vasconcelos OSB.                                                                        

                                         

                                  Carta fundadora

 

1.        “Studium Generale de   ESTUDOS BENEDITINO- BERNARDIANOS” – SGEB -  fundado pelo Priorado de S. Nuno da Militia Sanctae Mariae – cavaleiros de Nossa Senhora, em homenagem ao Papa Bento XVI, é um centro para o estudo e investigação  de temas relacionados sobre o papel e a influência de S. Bento de Núrsia, de S. Bernardo de Claraval, de outros santos inspirados em S. Bento de Núrsia e  do Papa Bento XVI , da sua herança espiritual, cultural, artística, política, ecológica  e económica na construção da Europa e da Cultura Ocidental e da sua importância na actualidade.

O SGEB dará uma particular atenção à influência da espiritualidade beneditina - bernardiana em algumas Ordens cavaleirescas como a de S. Bento de Avis e, na actualidade, a Militia Sanctae Mariae – cavaleiros de Nossa Senhora.

 

2.      SGEB terá como acção prioritária o estudo, formação e a sensibilização da comunidade para a obra legada pelos filhos espirituais de S. Bento, monges ou leigos das diversas famílias de filiação beneditina, a sua importância e influência através dos tempos até à actualidade. O SGEB é uma fundação do PRIORADO DE S. NUNO (Portugal), da MILITIA SANCTAE MARIAE – Cavaleiros de Nossa Senhora e dele dependente com o aval e plena concordância do Mestre da Militia Sanctae Mariae.

3.      O SGEB estimula o progresso na investigação e estudo em todos os domínios que a justificam como um verdadeiro centro de estudos caracterizados pelo rigor científico e pelo respeito absoluto pelos seus princípios fundadores.

4.      O SGEB não está nem estará vinculada a qualquer partido ou associação política.

5.      O SGEB não tem fins lucrativos e todos os cargos serão exercidos em espírito de voluntariado.

6.      O SGEB rege-se por um estatuto interno que terá de ser aprovado pelo PRIOR e seu Conselho e só por este pode ser modificado.

7.      O SGEB pode e deve criar uma Comissão de Honra, um conjunto de personalidades de reconhecido mérito científico e cultural, dispostas a apoiar, com o seu prestígio a acção do IEB.

8.       O SGEB deverá fundar, igualmente, uma Comissão Científica, composta por individualidades de reconhecido mérito científico dispostas a aconselhar o Instituto nas questões que lhe concernem.

9.      O SGEB terá como patronos principais S. Bento, S. Gregório Magno, Sta Hildegarda de Bingen, S. Beda, o Venerável , S. Bernardo de Claraval e S. João Gualberto.

 

10.   O lema do SGEB será: «STELLA MATUTINA IN MEDIO NEBULAE» (Papa S. Zacarias).

     12. O PRIOR nomeará um elenco directivo, composto por 3 individualidades, por três anos, no sentido de implementar o desenvolvimento da actividade do SGEB Aquele deverá apresentar um relatório anual das actividades desenvolvidas ao Prior.

   13. O PRIORADO disponibiliza o espaço, condigno, para sede deste SGEB e apoiará as iniciativas de projecção pública que aquela vier a desenvolver como colóquios, exposições, edições científicas/divulgação das suas actividades.

 14. O SGEB pode e deve estabelecer cooperação com instituições congéneres que prossigam os mesmos objectivos.

15. O SGEB celebrará, se possível, uma Santa Missa, o dia dos Santos Patronos.

16 . No espaço de um ano, a contar da entrada em vigor este estatuto, o SGEB deverá apresentar o seu logotipo, como sinal da sua filiação, bem como a sua sede funcional.

Aprovado, ad experimentum, por um período de três anos, findo o qual esta Carta deverá ser reavaliada.

 Braga, 11 de Julho de 2021, solenidade de S. Bento, Pai e Padroeiro da Europa

              21 da Março de 2024 entrada em funcionamento do SGEBB

                                                  

 


          

                                                    S. BENTO

                        «STELLA MATUTINA IN MEDIO NEBULAE»

  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

10 enseñanzas valiosas para todos los católicos.

  Cada 11 de julio, la Iglesia Católica celebra la  festividad de San Benito  de Nursia,  patrono de Europa  y maestro en la búsqueda de Dio...