quarta-feira, 3 de abril de 2024

Algumas regras de respeito a observar no interior das igrejas

 

Algumas regras de respeito a observar  no interior das igrejas

 

1.As igrejas são espaços sagrados que devem  merecer respeito por parte de quem as frequenta, crentes ou não

   Ainda que muitas igrejas sejam espaços de grande beleza e repositório de obras de arte ímpares, não são museus! Também não são meras salas de espectáculos ou de concertos.

 

2. A entrada em templos de outras religiões têm igualmente normas que são cumpridas com rigor e em muitos casos, até, com severidade, o que não sucede nos templos católicos!

  A Igreja Católica  deve querer, igualmente, que os seus templos sejam respeitados, mesmo e sobretudo quando  decorrem actos de culto.

 

3. O modo de vestir , de homens e senhoras, deverá respeitar a sacralidade do lugar. Para os católicos, uma igreja é, como já se referiu ,  um lugar sagrado.

    Uma igreja não é o lugar para exibições despudoradas, com roupas demasiado curtas, decotadas ou transparentes. Os homens devem ter a cabeça descoberta e não deverão usar roupa pouco digna da sacralidade do lugar (uma igreja não é uma praia nem um parque de campismo).

 

4 . Na visita de uma Igreja Católica, os crentes deverão saber que o lugar mais sagrado é o sacrário, onde está realmente Jesus Cristo, por isso, a primeira atenção e oração terá de ser para o Santíssimo Sacramento. Tal como fazemos ao entrar em casa de um amigo em que este é sempre o primeiro a ser cumprimentado e saudado. Depois, a atenção / devoção poderá ser para Nossa Senhora ou algum santo, cujas imagens estão colocadas à veneração dos fiéis.

 

5. Uma igreja é, antes de tudo e acima de tudo, um lugar de oração. Por isso, o silêncio deve ser mantido e as conversas, indispensáveis, devem respeitar o lugar e os cristãos que estão em oração e não devem ser distraídos.

 

6. Durante os actos de culto, não devem os visitantes, sobretudo turistas ou simples curiosos, passearem-se pelo templo. Devem respeitar os crentes que estão em oração. Os telemóveis devem estar desligados e não devem tirar fotos, a não ser que tenham sido autorizados por quem direito e cumpram as normas que foram comunicadas.

 

7. Os fiéis , já que crêem  na presença real ,devem fazer os gestos de adoração prescritos nos momentos apropriados ( de joelhos na consagração ou , antes de comungarem, inclinar a cabeça ou  fazer uma genuflexão, como sinal exterior de adoração, tal como está prescrito superiormente, se receberem a comunhão de pé).Quando passarem à frente do sacrário, devem fazer uma genuflexão, gesto de adoração, com toda a reverência e , assim, devem ser evitados gestos menos dignos como uma “ quase genuflexão” ou outras atitudes sem dignidade, verdadeiros simulacros do que deve ser a genuflexão.

Não se deve fazer do chamado “ abraço da paz” um momento de barafunda e de indisciplina. Cumprimente-se somente os fiéis que estão mais próximos ( um à direita e outro à esquerda ).Em muitos locais, instaurou-se, abusivamente, o chamado “ canto da Paz”, costume recente que deve ser abolido, por quebrar e demorar o ritmo da celebração.Em 8 de Junho de 2014, o Santo Padre Francisco, aprovou e confirmou uma “ Carta Circular: significado ritual do dom da paz “ , Congregação para o culto divino e disciplina dos sacramentos que merece uma leitura e aplicação imediata.

 

8. Não ter pressa em sair logo que acabe a celebração da Santa Missa. Esperar pelo cântico final e pela saída do celebrante).Este tempo de espera deverá ser tempo de adoração e de diálogo com Jesus que se acabou de receber.

 

9. Nas celebrações festivas dos sacramentos do Baptismo ou do Matrimónio, manter a compostura e o silêncio que nos ajudarão a perceber e receber melhor aqueles. Os fiéis / profissionais de captação de imagens deverão acatar as normas vigentes e de que podem e devem informar-se antes.

 

10. A participação dos fiéis em actos de culto, sobretudo na administração de um sacramento ( Baptizado, Casamento ou outro ) deverá ater-se rigorosamente às normas prescritas. Nunca deverão esquecer que não estão num espectáculo. Assim, por exemplo, o hábito recente de se bater palmas, deve ser banido totalmente. A igreja não é um circo ou teatro. Nela não há actores  ou espectadores. Há, ou deve haver, somente, adoradores do “ Deus vivo e verdadeiro “.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Sta Joana Beretta Molla – 20º ano da sua canonização

  Sta Joana Beretta Molla – 20º ano da sua canonização      No dia 16 de Maio de 2004 , o Papa S. João Paulo II Magno canonizava  uma Mu...