segunda-feira, 21 de agosto de 2023

Meditação da Regra 1, 2-3

Meditação da Regra dos Cavaleiros de Santa Maria, Capitulo 1, 2-3, em ocasião da Jornada Capitular 2023, São Paulo.

"A Ordem tem por fim essencial a glória de Deus pela realeza universal de Seu Filho Nosso Senhor Jesus Cristo."

Fixar neste ponto: o Fim essencial da Ordem é a glória de Deus pela realeza universal de Cristo. 

Aqui, podemos pensar em idealizar grandes atos para cumprir o papel essencial da Ordem, ações espetaculares que sejam reconhecidas pelas pessoas.

Mas, na verdade não é este o nosso caminho, mas buscar essa essência em nós mesmos, alimentados pela palavra, pelos Sacramentos, pelas orações, pela penitência, pelos dons da Igreja que o mesmo Senhor nos oferece.

Assim, poderemos buscar humildemente a essência de nossa Fé.

Infelizmente, os dias atuais nos sugerem uma fé baseada em elementos acessórios, não objetivos, como a moda de um excessivo devocionismo ou ações práticas vazias que parecem possuir fins em si mesmas, como em uma barganha com Deus, beirando a superstição, quando não supersticiosas.

Sim, isso é o que mais vemos hoje em dia, sobretudo no redemoinho da internet.

Uma fé Católica humilde e sincera, a qual busca a verdadeira essência da vontade de Deus nos parece cada dia mais escondida, pois certamente, não chamam tanto a atenção do grande público, do qual, pela graça de Deus e por Nossa Suserana, não fazemos parte.

Mas, isso não nos é um privilégio e possui o peso da missão para a qual fomos chamados a viver, sermos sinais no mundo de uma fé viva que dá vida ao mundo e renova as esperanças de uma sociedade que agoniza em seu vazio.

A nossa demanda é realmente grande.

O nosso fim essencial é essencialmente o nosso princípio.

Por isso, busquemos nos embeber da essência de Cristo, da fé Católica e de todos os seus dons para que possamos atingir o fim essencial da Ordem, a glória de Deus pela realeza universal de Seu Filho Nosso Senhor Jesus Cristo.

Seria impossível estarmos aqui somente pela nossa vontade, estamos aqui mais pela vontade de Nossa Santíssima Mãe.

A nossa escolha de adentrarmos pelas portas da Militia Sanctae Mariae, muitas vezes é mais uma resposta à Mãe que nos chama, pois, por algum mistério, ela acredita mais em nós do que nós mesmos, pois quantas e quantas vezes duvidamos de nossa capacidade de estarmos aqui e esta resposta também cabe a mesma Mãe que nos chamou.

Sem ela, não estaríamos aqui, e não faria nenhum sentido estar, pois sem ela não teríamos as vitórias para alcançarmos o nosso princípio e o nosso fim, a Glória de Deus pela realeza universal de seu filho Jesus Cristo.

E mesmo que cumpramos bem todo o nosso dever, todos os frutos de nossas vitórias pertencem a Bem-Aventurada Virgem Maria, nossa Dama e Suserana.

"Confiam-se também à guarda do glorioso Arcanjo São Miguel, Príncipe da Cavalaria celeste..."

Aqui lembramos que estamos em ordem de batalha, míseros homens e mulheres se colocando ao lado do Senhor que nos pede senão a liberdade dos filhos de Deus para agirmos pelo seu Filho Santíssimo e em favor de seu Reino que não terá fim.

Por isso, à Militia foi dado São Miguel Arcanjo como nosso Grão-Mestre, sim, assim é e assim acredito.

Creio realmente que o autor da Regra ofereceu seu ouvido à providência divina de forma dócil e comprometida e isso nos faz afirmar que o príncipe da Milícia Celeste também o é da Milícia de Santa Maria.

Assim crendo, peço que a força de São Miguel repouse sobre o Mestre da Militia Sanctae Mariae, para que inspirado pelo Arcanjo nos anime e nos conduza nos caminhos que devemos seguir, com sabedoria, com destreza, peço assim também toda a divina virtude ao nosso Primeiro Prior, para que consolide nossas vocações de servidores da Virgem Santíssima e de seu Filho e peço também por todos os irmãos e irmãos da Militia Sanctae Mariae no Brasil e no mundo, para que consolidemos a nossa Fé batismal e a elevemos até que cumpramos nosso fim essencial, que é a Glória de Deus (não a nossa) pela realeza de Nosso Senhor Jesus Cristo, nosso princípio, nosso fim.

Deo Gratias!
João Batista Passos,
Cavaleiro de Santa Maria

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

PEQUENOS LUZEIROS!

                                                                                                                   NÃO DUVIDES! PEQUENOS LUZ...