quinta-feira, 22 de novembro de 2018

DISCURSO na inauguração do CATL " CARLOS ACUTIS"


Ex.mo e Reverendíssimo

Senhor Dom Jorge Ortiga, Ilustríssimo Arcebispo de Braga e Primaz das Espanhas;

Ex.mo Senhor Dr. Ricardo Rio,

Digníssimo Presidente da Câmara Municipal de Braga;

Ex.mo Senhor Vice – Presidente da Câmara Municipal de Braga,

Dr. Firmino Marques

Ex.mo Senhores  Presidentes da Juntas de Freguesia de S. Victor e de S: Lázaro/ S. João do Souto;

Ex.mo Senhor Comissário da Polícia de Segurança Pública - Braga

Exmo Senhor Dr. Victor Esperança,

Digníssimo  da Brag`Habit; 

Exmo Prior de S. Nuno da Militia Sanctae Mariae – cavaleiros de Nossa Senhora;

Ex.mo Senhor Presidente da Associação de moradores das Enguardas:

 

 

 

 

5 anos , seis meses e cinco dias depois da cedência deste espaço à Associação Famílias, pela Brag`habit, sendo seu Presidente o Dr. João Nogueira, finalmente, papel após papel, numa sequência inacreditável, eis que chegou o momento tão ansiado pela Associação Famílias , pelas crianças,  pais e moradores de vermos o novo CATL pronto para receber as nossas crianças!

Excelências e caros amigos é de alegria, pois este momento.

Em nome da Direcção da nossa instituição que celebrou o ano passado, dia 3 de Novembro, 30 anos, quero agradecer vivamente a presença do Senhor Arcebispo, do Senhor Presidente de Câmara e de todos vós, caros convidados e amigos.

Este CATL nasceu para servir as crianças e as pessoas que vivem neste bairro há já 28 anos. Nestes anos acompanhamos mais de 1600 crianças, apoiamos de muitos modos e em diversas circunstâncias muitas famílias e temos feito inúmeras actividades abertas à comunidade. Neste momento já temos a 2ª geração de utentes do nosso CATL. Servir é a palavra que nos define e queremos que continue a definir, se Deus quiser.

Temos muitos sonhos que bem gostaríamos de concretizar a bem das crianças. Defendemos tenazmente que urge democratizar a sociedade portuguesa por parâmetros culturais e espirituais mais elevados. As crianças têm direito ao BEM, BELO e BOM, sobretudo se vivem em meio mais desfavorecido e sem acesso a outras vivências que não as que lhe são propostas e que não as ajudam a ver o mundo com outros olhos e outro coração. O nosso trabalho aqui e nestes anos tem sido sempre o de estarmos perto para o serviço das periferias.

… Por isso, escolhemos como patrono desta valência um jovem, Carlos Acutis, que aos 15 anos foi levado por uma leucemia galopante a 12 de Outubro de 2006, mas que naqueles curtos anos de vida nos deixou um brilhante testemunho de vida: alegre, divertido, desportista, um sábio e oportuno utilizador das novas tecnologias. Um jovem que dizia: "Nossa meta deve ser o infinito, não o finito. O infinito é a  nossa Pátria. Sempre nos esperam no Céu". É, igualmente dele a frase: " Todos nascem como originais, mas morrem como fotocópias.". É este o grande desafio que queremos transmitir aqui, neste espaço e sempre em ligação com os pais, primeiros, principais e insubstituíveis educadores dos filhos.Tudo temos feito e vamos continuar a fazer para que as crianças mantenham o seu selo original e não se deixem transformar em fotocópias umas das outras!

Para terminar, não posso nem quero deixar de agradecer a tantos e tantos que nos ajudaram com o seu saber e boa vontade. E são tantos! ... trabalhadores de várias instituições com quem  tivemos de articular, nomeadamente à Câmara Municipal de Braga e à Brag`habit. Voluntários como a minha Mulher, Drª Manuela Vilaverde e a Drª Alice Braga, incansáveis na angariação de fundos com jantares e concertos, por exemplo; o meu filho Carlos Filipe que se empenhou totalmente neste projecto; aos que na discrição trabalharam para nos ajudar; o empresário JOC  e ao arquitecto António Coelho que com ele trabalhou; Também não posso deixar de referir a Associação de Moradores, nossos caros amigos e vizinhos, que sempre nos animaram. E como não referir os nossos trabalhadores que se empenharam de forma resposável? Logicamente aos membros da Direcção que assumiram esta obra como sua se deve uma referência de gratidão.

Uma palavra de agradecimento é devida ao Senhor Ministro da Solidariedade que confiou em nós ao atribuir-nos um apoio que nos alavancou para ganharmos forças para realizar esta iniciativa.

Renovo os meus agradecimentos a todos os que aqui estão ou manifestaram o seu apoio. E, permitam-me, lançar-vos o desafio, aqui e agora, para outros projectos que estão a ser pensados e que vão carecer do vosso apoio e incentivo.

Para todos vai o mais sincero agradecimento da Direcção da Associação Famílias.

Muito obrigado.

 

Carlos Aguiar Gomes

Presidente da Direcção da AF

Braga, 20.XI.2018

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

UM DESAFIO : Terço pela Paz durante o mês de Maio

  Fundação AIS convoca portugueses para a oração ininterrupta do Terço pela Paz durante o mês de Maio   Lisboa, 30 de Abril de 2024  | PA   ...