segunda-feira, 2 de setembro de 2019

SANTO ESTEVÃO - Rei da Hungria

   Sto Estevão, Rei da Hungria e seu padroeiro, viveu entre 969 e 1038. Filho de pai pagão, foi educado por sua Mãe, uma cristã devota. Foi um grande promotor da evangelização dos magiares ( actuais húngaros), deixou-nos várias obras, leis e decretos que o notabilizaram como um grande Rei. Entre estas obras, destaca-se : « EXORTAÇÃO AO FILHO», seu herdeiro, Emérico, para o preparar para um futuro e  digno reinado. Sto Estevão foi, de facto, o pai da Hungria. A sua coroa conserva-se no Parlamento, como .o maior símbolo da soberania húngara depois de ter estado " refugiada" dos comunistas e está presente na bandeira deste país.
   Ao filho, Sto Estevão, recomenda: « Exerce o teu domínio com espírito pacífico, humilde e com mansidão, recordando-te sempre que todos os homens são da mesma condição e que só a humildade o enaltece e que só a soberba e a inveja o rebaixa».
   A sua festa era celebrada a 2 de Setembro antes da reforma do Concílio Vaticano II. Actualmente, celebra-se a 16 de Agosto.
A Coroa de Sto Estevão

  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Hino a Nossa Senhora do Ó - Festa a 18 de Dezembro

    Hino a Nossa Senhora do Ó   Expectante, estais Senhora! No sacro ventre trazeis a Vida Desde sempre prometida. Expectante, est...