segunda-feira, 2 de setembro de 2019

SANTO ESTEVÃO - Rei da Hungria

   Sto Estevão, Rei da Hungria e seu padroeiro, viveu entre 969 e 1038. Filho de pai pagão, foi educado por sua Mãe, uma cristã devota. Foi um grande promotor da evangelização dos magiares ( actuais húngaros), deixou-nos várias obras, leis e decretos que o notabilizaram como um grande Rei. Entre estas obras, destaca-se : « EXORTAÇÃO AO FILHO», seu herdeiro, Emérico, para o preparar para um futuro e  digno reinado. Sto Estevão foi, de facto, o pai da Hungria. A sua coroa conserva-se no Parlamento, como .o maior símbolo da soberania húngara depois de ter estado " refugiada" dos comunistas e está presente na bandeira deste país.
   Ao filho, Sto Estevão, recomenda: « Exerce o teu domínio com espírito pacífico, humilde e com mansidão, recordando-te sempre que todos os homens são da mesma condição e que só a humildade o enaltece e que só a soberba e a inveja o rebaixa».
   A sua festa era celebrada a 2 de Setembro antes da reforma do Concílio Vaticano II. Actualmente, celebra-se a 16 de Agosto.
A Coroa de Sto Estevão

  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

10 enseñanzas valiosas para todos los católicos.

  Cada 11 de julio, la Iglesia Católica celebra la  festividad de San Benito  de Nursia,  patrono de Europa  y maestro en la búsqueda de Dio...