sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

CUIDAR DA TERRA, em que o Homem é a obra prima do Criador


      Círculo Internacional CRISTÃOS PELO AMBIENTE  «S. João Gualberto»  -  Arbutus unedo

«As gerações futuras estão destinadas a herdar um mundo em ruínas. Os nossos filhos e netos não deveriam ter de pagar um custo da irresponsabilidade da nossa geração» ( Papa Francisco – 14.VI.2019)

   O Círculo Internacional CRISTÃOS PELO AMBIENTE foi fundado pela Militia Sanctae Mariae – cavaleiros de Nossa Senhora, para promover e defender políticas ecológicas que tivessem o seu ápice em DEUS, o Criador de tudo o que existe. A defesa da Natureza deve, assim, ser entendida como uma forma de respeitarmos em toda a criação a mão de Deus.
   A publicação da Carta Encíclica « LAUDATO SI», em 24 de Maio de 2015, pelo Papa Francisco, veio dar-nos força e coragem para continuarmos o nosso entusiasmo em « CUIDAR DA NOSSA CASA COMUM, A TERRA», já que « o mundo é algo mais do que um problema a resolver; é um mistério gozoso que contemplamos na alegria e no louvor» ( o.c. nº 12).
   «A irresponsabilidade das gerações passadas e presentes não podem danificar o futuro da família humana, especialmente dos seus membros mais vulneráveis.» ( Papa Francisco, id) . Sim, de facto a família humana, criada à imagem e semelhança de Deus, tornou-se um “ objecto” consumista e, daí, os danos que causa à «NOSSA CASA COMUM,A TERRA». Esta falta de respeito que está a danificar a Terra, é o efeito da falta de relação com Deus, que na nossa  ânsia de consumir cada vez mais e desperdiçar ainda mais, está a causar agressões sobre a Natureza, esgotando-a e poluindo-a, matando-a e introduzindo alterações nos diferentes ecossistemas naturais de que o Homem é o centro e cujas atitudes irresponsáveis o tornam vítima dos seus desvarios.
  «O capitalismo não carece de homens mas de consumidores» ( Card. R. Sarah). De que lado temos de estar?
Que o nosso Patrono, o beneditino valombrosano, S. João Gualberto, que celebraremos a 12 de Julho, nos guie a saber « CUIDAR DA TERRA, NOSSA CASA COMUM».


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Qui peut te donner l’Espérance pour vivre heureux ? por Mgr Christory, Bispo de Chartres

  Message fraternel de Mgr Philippe Christory Voir la version en ligne Qui peut te donner l’Espérance pour vivre heureux ? Message #313 du v...