terça-feira, 24 de junho de 2025

Natividade de S. João Baptista, Precursor do Senhor e Patrono da Cavalaria (24 de junho)

A Regra dos Cavaleiros de Santa Maria, Capítulo VIII, Das Festas da Ordem, no seu parágrafo primeiro, define que hoje a MSM celebra uma das suas cinco festas maiores, a Natividade de S. João Baptista, Precursor do Senhor e Patrono da Cavalaria.

São João Baptista era filho de Zacarias e de Santa Isabel. Chamava-se "Baptista" pelo facto de pregar um batismo de penitência (cf. Lucas 3,3).

A Igreja celebra, hoje, a solenidade da Natividade de São João Batista e, dia 29 de agosto, celebrará a memória do seu martírio. São João Baptista é, assim, o único Santo do qual se comemora o nascimento, porque marcou o início do cumprimento das promessas divinas: João, cujo nome significa "Deus é propício", veio à luz em idade avançada de seus pais (cf. Lucas 1,36). Parente de Jesus, foi o precursor do Messias. 

É João Baptista que aponta Jesus, dizendo: "Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Dele é que eu disse: Depois de mim, vem um homem que passou adiante de mim, porque existia antes de mim" (João 1,29ss.). De si mesmo deu este testemunho: "Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai os caminhos do Senhor ..." (João 1,22ss.).

São Lucas, no primeiro capítulo de seu Evangelho, narra a conceção, o nascimento e a pregação de João Baptista, marcando assim o advento do Reino de Deus no meio dos homens. A Igreja celebra-o desde os primeiros séculos do cristianismo. 

É o único santo cujo nascimento (24 de junho) e martírio são evocados em duas solenidades pelo povo cristão. O seu nascimento é celebrado pelo povo com grande júbilo: cantos e danças folclóricas, fogueiras e quermesses fazem da sua festa uma das mais populares e queridas da nossa gente.

No fundo, o próprio Jesus disse: “Em verdade vos digo que entre os nascidos de mulher não há ninguém maior do que João Batista” (cf. Mt 11,11); João Baptista é o último dos grandes Profetas de Israel e é o primeiro a dar testemunho de Jesus e a iniciar o batismo para o perdão dos pecados, sendo neste contexto que ele batizou Jesus.






Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

10 enseñanzas valiosas para todos los católicos.

  Cada 11 de julio, la Iglesia Católica celebra la  festividad de San Benito  de Nursia,  patrono de Europa  y maestro en la búsqueda de Dio...